Jogos Universitários são oficialmente abertos na PUC

Ao som dos gritos empolgados das torcidas, a 8ª edição dos Jogos Universitários da PUC Goiás foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira, 15, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), com a presença das atléticas participantes, reitoria da instituição, Federação Goiana de Desportos Universitários, representantes da Liga das Atléticas, entre outros.

Considerada a maior iniciativa esportiva acadêmica de Goiás, os Jogos totalizam, neste ano, quase 800 competidores, que nos dias 20,24, 27, 28 de maio e 3 de junho vão disputar cinco modalidades (basquete, futsal, handebol, voleibol, futebol society e peteca) no Complexo Poliesportivo do Câmpus II (Jardim Mariliza).

Durante a solenidade de abertura os representantes das 22 atléticas participantes exibiram suas bandeiras e brasões, que foram abençoadas pelo pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista (Parusje), padre David Pereira de Jesus.

Organizado pela Liga das Atléticas em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), o evento tem o objetivo de promover a integração entre os estudantes e a convivência fraterna no meio acadêmico.

Neste ano, serão premiados os vencedores de cada modalidade, o campeão e o vice-campeão geral, além de um prêmio inédito, motivado pela Campanha da Fraternidade 2023, chamado campeão da solidariedade, que vai coroar a atlética que mais arrecadar alimentos não-perecíveis até a grande final.

“Nós não estamos aqui para formar atletas profissionais. Se acontecer é uma consequência não prevista, porque o que nós queremos é criar momentos de integração e que os estudantes possam, por meio de uma atividade profundamente humanizadora, que é o esporte, construir novas memórias e hábitos de convivência dentro da universidade”, ressaltou a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana.

A pró-reitora também destacou que o esporte é uma linguagem utilizada pela universidade a fim de conquistar objetivos maiores, entre eles, o respeito à diferença e a convivência fraterna: “nós não admitimos nenhum tipo de violência durante os Jogos e o regimento é bastante rígido em relação a isso. Ainda mais agora, depois da pandemia, acho que o JUPUC ganha essa importância como um lugar de prática saudável, inclusive, mentalmente”, enfatizou.

Rumo à vitória

Entre as atléticas, o clima era de confiança e entusiasmo, afinal o treinamento começa muito antes do campeonato. Levando muitos competidores e exibindo seu brasão, a Atlética Supersônica (Ciências Aeronáuticas) está empenhada em oferecer o seu melhor. De acordo com o vice-presidente, João Francisco de Souza Oliveira Filho, o objetivo da equipe é integrar os atletas e, claro, vencer.

“Estamos bem confiantes no futsal masculino e futebol society masculino. A dedicação do nosso time está excepcional, eu nunca vi atletas tão dedicados e preparados como os caras que temos aqui no nosso time”, declarou.

Se depender de tanta dedicação, a disputa ao prêmio também será concorrida em outras modalidades. As atletas da Atlética Infecciosa (Biomedicina) garantiram que vão ser destaque no vôlei feminino. Segundo a diretora de vendas da Atlética, Crissiane Oliveira, a equipe vem com mais garra para esta edição.

“Nosso time está empenhado, temos treinador fixo e o time reserva também está pegando pesado nos treinos. Estamos sempre em busca da vitória”, afirmou.

Fotos: Ana Paula Abrão