IV Humanitas promoverá conferência sobre educação para o humanismo solidário

Em artigo publicado este ano no site da CNBB, Dom Antônio Assis, Bispo auxiliar de Belém do Pará (PA), discorre sobre a importância de educar para o humanismo solidário, explicando que a expressão significa também preparar as pessoas para que possam dialogar, pressupondo, assim, não somente a troca de palavras, mas a acolhida da diversidade, a aceitação do outro, o reconhecimento da sua dignidade e o respeito por seus valores.

Também abrange a expressão o reconhecimento da liberdade e da igualdade entre todos os povos das mais variadas culturas, a consciência da mesma dignidade de todos, a busca incessante da paz e da justiça e a ideia de que educar para o diálogo deve ser um componente importante para todas as instituições educativas.

Por ser um tema de tanta relevância e com tantos desdobramentos, a IV Humanitas, evento que já está em sua 4ª edição na PUC Goiás, organizado e realizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades, promoverá várias atividades em sua programação: oficinas, minicursos, rodas de conversa, mesa-redonda e conferências, entre os dias 17 e 21 de outubro.

A abertura terá uma conferência, no dia 17 de outubro, às 20h30, intitulada: “Educar para o humanismo solidário: diálogos com jovens universitários da PUC Goiás”, que será proferida pelo professor da PUC Minas Eduardo Brasileiro de Carvalho com moderação da professora Thaís Alves Marinho.

O evento será na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), mas a abertura e a mesa redonda de encerramento também serão transmitidas on-line pelo youtube por meio do link https://youtu.be/Fmx4Li6jsSA.

Ao falar sobre a relevância da iniciativa, a professora Rosemary Francisca Neves Silva, explicou que o Humanitas nasceu de uma ação articulada do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades, que faz parte do projeto pedagógico e está incluído na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás.

“Na EFPH, o núcleo de pesquisa em humanidades é formado pela antropologia, filosofia ou sociologia. Esses campos do saber têm como objetivo contribuir com a própria missão da PUC Goiás no desenvolvimento da formação humana integral associada à produção e socialização do conhecimento e difusão da cultura universal, que também está garantido no programa de desenvolvimento institucional da PUC Goiás, seguindo sempre os critérios e valores cristãos e também as diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação”, explicou.

A professora explicou também que o evento consolida um trabalho que já vinha sendo realizado ao longo dos anos, decorrente do colóquio das humanidades, que agora tem uma abrangência maior, alcançando não só a EFPH, mas todos os cursos da universidade,  proporcionando o desenvolvimento de um trabalho de formação humana integral.

O propósito do evento é entrar nas escolas da universidade e dialogar com a comunidade acadêmica (alunos, professores e gestores). Além dos professores de filosofia, sociologia e antropologia, foram convidados professores de outras áreas, como das engenharias para fortalecer e engrandecer o diálogo.

A professora Rosemary lembra, por fim, que o evento Humanitas também é uma das ações da PUC Goiás que efetiva o pedido feito pelo Papa Francisco, promovendo encontro e diálogo, dentro do pacto educativo global, no documento ‘Educar para o humanismo solidário’.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.