ITS finaliza reestruturação do museu montado na SGPA

O Instituto do Trópico Subúmido (ITS) finalizou a reestruturação do Museu Agropecuário de Goiás, instalado na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Em visita na manhã desta terça-feira, 16, foi possível passear pelos diversos cenários montados e que remetem à vida no campo, além de dispor de diversos elementos, como peças antigas doadas, que caracterizaram tão bem cada um dos espaços reproduzidos.

A reestruturação do museu foi dividida em espaços de exposição, com peças antigas; espaços da curralama, com a reprodução de curral de gado, chiqueiro, galinheiro, curral de caprinos; armazém, que representa um pouco do cenário do cotidiano das roças e das vilas, assim como uma pequena capela.

Também tem a área de produção, com as fornalhas para a fabricação de rapadura e cachaça e farinha e beiju. Num outro espaço, foram expostas máquinas agrícolas e um monjolo. Na parte externa, foi reproduzido o pouso de boiadeiro.

O professor de geografia e pesquisador do ITS, Roberto Malheiros, explicou que desde 2006 a PUC Goiás é parceira da SGPA nesse projeto para a criação e organização do museu da agropecuária. Ele destacou a importância dessa parceria para os visitantes da exposição: “Entendo que essa é mais uma forma que a PUC Goiás tem de aproximar o público que frequenta a SGPA de suas raízes e proporcionar o contato com vivências não experimentadas: por ser a primeira universidade do Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás sempre pautou sua história na preservação da cultura do povo da região e está presente aqui, mais uma vez, para trazer esse ensinamento”, registrou.

O professor observou que, dentre as muitas visitas de escolas que recebe, muitos são os alunos que nunca tiveram contato com grande parte do mundo rural reproduzido no museu: “A presença da universidade como uma escola é muito importante para trazer esse tipo de informação”, frisou.

O espaço funciona no mesmo horário em que a exposição da SGPA está aberta ao público e o acesso é gratuito até às 22 horas.

Fotos: Wagmar Alves 

 

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.