ITS completa 29 anos com plantio de mudas

A celebração dos 29 anos do Instituto do Trópico Subúmido, nesta quarta-feira, 21, dia da Árvore, foi marcado pelo plantio de 29 mudas de árvores do Cerrado no Câmpus II da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. A data marca o trabalho do instituto com foco no estudo e na preservação do bioma.

O plantio foi realizado por servidores do ITS e por estudantes do curso de Agronomia, além da professora Márcia Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da universidade. “Eu acho que a comprovação do compromisso institucional com a defesa do meio ambiente dos biomas como um todo e a defesa do Cerrado, em particular, é justamente o que motivou a criação do Instituto do Trópico Subúmido, que hoje completa 29 anos”, afirmou ela.

Professora Márcia lembrou o trabalho de conscientização e de educação ambiental realizado pelo ITS e, particularmente, o trabalho de pesquisa e preservação do Cerrado, o principal bioma do Centro-Oeste. Um dos marcos do ITS é o Memorial do Cerrado, um complexo que apresenta as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. Fechado para a visitação por causa da pandemia do coronavírus, o espaço é utilizado pelos acadêmicos para estudos e deve em breve ser reaberto ao público.

Às vésperas do 30º aniversário, o ITS ampliou sua atuação na comunidade e dentro da universidade com a oferta de cursos, visitas monitoradas de escolas e doação de mudas para viveiros. São realizadas oficinas de preparação de mudas, recuperação de nascentes, que ensinam a fazer horta em casa e compostagem, entre outras atividades, com a participação de acadêmicos da universidade.

Um dos destaques é o projeto Adote o Cerrado, que oferece consultoria técnica para pequenos produtores para reflorestamento de áreas degradadas. No total, são 250 mudas já plantadas a partir desta iniciativa. Nos últimos 3 anos, o ITS foi responsável pela distribuição de 2.500 mudas para a comunidade e plantio de outras 5 mil mudas no Câmpus II.

Atualmente o ITS conta com o trabalho de 54 estudantes voluntários, além da colaboração de turmas dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Geografia e Biologia.  A estudante Amanda Oliveira Cardoso, do 3º período de Agronomia, participou da celebração e foi responsável pelo plantio de uma das mudas. Ela lembrou o efeito do desmatamento no clima e agradeceu a oportunidade de contribuir. “Muita gente está dando mais importância para as árvores, valorizando-as e plantando-as”.

Para informações sobre doações: (62) 3946-1711

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.