Iphan reconhece diretor do IPEHBC com medalha Mário de Andrade

A noite de quarta-feira, 14, foi de orgulho e comemoração. O diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC) da PUC Goiás, professor Antônio César Caldas Pinheiro, foi homenageado com a medalha Mário de Andrade. A honraria foi entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na sala Dona Gercina Borges Teixeira, do Palácio das Esmeraldas, para o professor e outros cinco grandes nomes do estado, como o governador Marconi Perillo e o pintor, arquiteto e doutor Honoris Causa pela PUC Goiás Elder Rocha Lima.

“Me sinto muito satisfeito. Não posso deixar de repartir essa honra com a PUC. Estou no IPEHBC desde sua fundação, há 21 anos já, e a honraria se deu graças ao trabalho que posso realizar lá e ao apoio que recebo da instituição”, frisou o professor.

O reconhecimento foi dado ao professor pela coraboração histórica com o Iphan em Goiás, no fornecimento de informações e consultorias.

Reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado prestigiou a cerimônia e comemorou o reconhecimento. “O professor Antônio Caldas, com o IPEHBC, tem uma atuação muito significativa na valorização do patrimônio da nossa gente”, considera. Além do empenho no fortalecimento dos espaços de memória como museus, o reitor destaca ainda o cuidado no trabalho com as fontes de pesquisa utilizada por tantos pequisadores que recorrem ao Instituto.

Também homenageado com a medalha, o governador Marconi Perillo definiu a noite como “histórica” e se disse marcado pela homenagem como em “poucas vezes”. Seu trabalho foi reconhecido pela trajetória do Governo do Estado de Goiás com a cultura e a preservação do patrimônio histórico e cultural. “Me toca muito ser escolhido ao lado de grandes personalidades em todo o país”, frisou. Marconi foi o único governador brasileiro a recebera homenagem.

A medalha

Criada este ano para a celebração dos 80 anos do Iphan, a medalha Mário de Andrade está sendo entregue desde outubro nas 27 unidades do instituto. “Uma comissão selecionou atentamente quem seriam os 200 homenageados em todo o país”, destacou a presidente da entidade, Kátia Bogéa. Em Goiás, a honraria tem valor especial, diz. “Goiás é hoje o terceiro estado que mais investe em cultura. Se preocupar com patrimônio cultural é se preocupar com o seu povo, permitir que ele se reconheça”.

Superintendente estadual do Iphan, Salma Saddi destacou que a medalha reconhece algumas das pessoas de diversas áreas que “contribuiram imensamente para o patrimônio do Brasil-Central”.

A medalha leva o nome do escritor brasileiro Mário de Andrade, autor do anteprojeto que originou o Iphan, na década de 1930. A honraria reconhece personalidades e instituições que contribuíram com o instituto ao longo de sua história.

Fotos: Wagmar Alves