IPEHBC tem foco no Museu PUC

O Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC) da PUC Goiás terá a meta, nos próximos anos, de fazer um resgate da história da universidade com foco na manutenção e atualização do Museu PUC, situado na Praça Universitária. Antônio César Caldas Pinheiro, que esteve à frente do Instituto de 2006 a 2015, retorna à direção, após o mandato transitório do docente Eduardo José Reinato, do curso de História. A portaria que oficializa esta mudança na gestão, com vigência até 2021, foi entregue nesta quarta-feira, 2, pelo chefe de gabinete da Reitoria, prof. Lorenzo Lago, na sede do IPEHBC (Setor Universitário).

Na ocasião, o gestor enalteceu o trabalho desenvolvido na direção anterior, de repensar o posicionamento do Instituto e sua contribuição para as escolas da universidade, e lançou os desafios vindouros: “até 2019 queremos ter uma elaboração sistematizada da história da instituição e consolidar o que foi feito até agora de uma maneira ágil, moderna e aberta para o futuro”, pontuou o prof. Lorenzo. O prof. Eduardo continua com suas colaborações ao Instituto, por meio do curso de História, já que o local funcionará como laboratório vinculado às disciplinas que compõem o projeto pedagógico do curso.

Metas
Antônio, que ingressou na instituição em 1996 e auxiliou na fundação do IPEHBC, destacou que o local continuará com o trabalho de atendimento e auxílio da leitura dos documentos manuscritos aos pesquisadores da universidade, de outras instituições e comunidade em geral. “O grande desafio deste momento é criar um acervo da universidade dentro do Museu PUC para que essa história possa ser preservada para o futuro”, afirmou. O diretor é graduado em Direito, tem Mestrado em História pela UFG e Doutorado em Documentação pela Universidade de Salamanca, Espanha.

Missão

Com acervo de documentos dos séculos XVIII, XIX e XX, o IPEHBC tem a missão de contribuir para a recuperação e construção da cidadania por meio da socialização de fontes documentais sobre o Brasil Central, possibilitando o acesso às fontes históricas. O Instituto funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45/ 14h às 17h45 e está localizado na Rua 233, 141, Setor Universitário. Mais informações: 3946-1077/1143.

Fotos: Weslley Cruz