Futuros intercambistas recebem orientações da universidade

O sonho do intercâmbio está cada dia mais próximo dos 19 estudantes da PUC Goiás, que embarcarão para diversos países da Europa, a partir do próximo mês. Com intuito de partilhar informações sobre visto estudantil, moradia e rotina acadêmica, a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) reuniu os futuros intercambistas na tarde desta terça-feira, 20, na Sala Multiuso (Área 4).

Na ocasião, os estudantes receberam orientações da secretária geral da PUC, Daline Meister; do assessor de Relações Internacionais, Paulo Gonzaga e de estudantes que participaram de mobilidade estudantil no ano passado.

No próximo semestre, a partir de setembro, os intercambistas selecionados vão cursar disciplinas em universidades de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica. Eles são oriundos dos cursos de graduação em Administração, Arquitetura, Direito, Jornalismo, Medicina Veterinária e Psicologia.

De acordo com o prof. Paulo Gonzaga, a reunião é uma oportunidade para os estudantes e seus familiares tirarem todas as dúvidas, afinal eles terão contato com uma realidade bem diferente daquela vivenciada no Brasil daqui a alguns meses.

“Depois da pandemia, houve um excesso de demanda para visto em todos os consulados e como demora, os estudantes e os pais ficam ansiosos. Durante a reunião, conseguimos tirar muitas dúvidas e esses alunos que já têm essa experiência podem dar muitas informações, que nós que trabalhamos com a parte burocrática, não conseguimos dar”, pontuou.

Embarque próximo

Quem está com a documentação aprovada e o visto garantido é a acadêmica do 7º período do curso de Psicologia, Juliana Silva. No mês de julho, ela embarca para Portugal e de setembro a fevereiro,  cursará disciplinas na Universidade de Coimbra.

“Quero conhecer uma nova cultura e um pouco da Psicologia lá fora, isso influenciou até na escolha das disciplinas. Se não fosse pela PUC, eu não teria oportunidade de ir, essa mediação é muito importante, é essencial. Estou muito empolgada, quero crescer e ver como é o mundo lá fora”, afirmou a estudante que viverá sua primeira experiência internacional.

Se a empolgação é um sentimento comum entre os que estão prestes a embarcar, quem já retornou da experiência pontua que o intercâmbio proporcionou um crescimento pessoal e profissional. Também do curso de Psicologia, a estudante do 9º período, Elisa Daher, esteve presente na reunião e relatou sua experiência na Universidade de Coimbra em 2022/2.

“Valeu muito à pena a experiência de ver outros conteúdos, porque é diferente do que a gente usa pensando em autores e metodologias. Tive a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro, a Universidade de Coimbra recebe pessoas de toda a Europa. Desenvolvi meu inglês e sei que aqui não seria da mesma forma. É uma experiência única na vida de um estudante”, relatou.

Prestes a completar a graduação, Elisa relata que a experiência do intercâmbio definiu até seu foco de carreira. Como ela pretende atuar na área clínica, seu desejo é atender pessoas que moram no exterior.

“Consigo entender a demanda do paciente que mora fora, o que ele tem e não tem de suporte e isso ajuda a entender um pouco a dinâmica”, pontuou.

Requisitos

Atualmente, a PUC Goiás tem convênio com 45 instituições de ensino superior estrangeiras para realização de intercâmbio bilateral. Para participar da iniciativa, o estudante deve cursar do 3º ao penúltimo período do curso e ter média geral mínima de 7,0.

Além de providenciar a documentação necessária, o estudante e seus responsáveis devem arcar com todas as despesas referentes ao intercâmbio (visto, passaporte, passagem aérea, moradia, alimentação, etc). Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria de Relações Internacionais pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3946-1239.

Fotos: Weslley Cruz