Inquietude profissional desperta pesquisa de mestrado

Bacharel e especialista em Serviço Social pela PUC Goiás e, a partir de hoje, mestre. Com foco no ensino a distância no Brasil e sua vinculação à lógica de mercado, a discente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da instituição, Édar Jessie Dias Mendes da Silva, apresentou na manhã desta sexta-feira, 29, na Área 4, sua dissertação de mestrado. A defesa ocorreu com participação por webconferência da profa. Sandra de Faria, orientadora da mestranda, e da docente  Alcina Maria de Castro de Martins, coordenadora do Mestrado em Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra/ Portugal).

A pesquisa surgiu a partir de uma inquietude em relação à vivência profissional da aluna. Assistente social da OVG desde 1997 e tutora de sala da Universidade Norte Paraná, que conta com polo conveniado em Goiânia, ela observou um notável aumento do número de matrículas em relação ao Serviço Social na modalidade EAD.

“Isso me gerou uma necessidade de investigar. Primeiro, porque busquei o que tínhamos na categoria profissional para ver se eu conseguia sanar as minhas inquietudes e depois vi que era preciso uma investigação aprofundada com o viés de uma pesquisa, porque tem a ver não só com a categoria profissional, mas com a mudança da educação no cenário brasileiro”, observou a mestranda.

Entre os pontos abordados na pesquisa, a principal conclusão da discente foi que a mudança na educação veio ao encontro da necessidade do sistema capitalista ao fazer um hiato entre teoria e prática. “Há muito tempo grandes pesquisadores vem discutindo que andam juntas, mas esse tipo de ensino veio confirmar que existe essa separação. Existem professores conteudistas, que pensam e planejam, e os tutores de sala, que mediam e fazem a prática. Isso trouxe uma precarização para o ensino”, ressaltou.

Após a explanação, o projeto de pesquisa foi avaliado  pelas docentes examinadoras. Também compuseram a banca, as professoras da PUC Goiás, Denise Carmen de Andrade Neves; Maria Conceição Sarmento Padial Machado e Eliane Marques de Menezes Amicucci.

Fotos: Wagmar Alves