Iniciativas da PUC são compartilhadas com Rede Goiana de Inovação

Incubadoras e Núcleos de Inovação de todo o estado participaram nesta sexta-feira, 17, de reunião da Rede Goiana de Inovação, na PUC Goiás. O objetivo foi apresentar o trabalho da Incubadora e da Agência de Inovação da universidade, que participa da rede, e a segunda beneficiada pelos encontros itinerantes realizados pela entidade. A primeira reunião foi em Itumbiara, no interior de Goiás.

Realizada na Área 1, onde está a Escola de Gestão e Negócios da PUC, a reunião contou com a presença de profissionais e estudantes, a maioria com empresas incubadas. Foi apresentado o trabalho da PUC  e o espaço destinado à Incubadora, onde estão em trabalho 37 projetos, sendo quatro deles já qualificados.

Segundo o coordenador da Incubadora, Cárbio Almeida Waqued, o encontro possibilita a troca de experiência entre incubados e pré-incubados e o desenvolvimento destes empreendedores. A universidade tem a meta de ter 100 projetos incubados até 2019.

O primeiro passo é apresentar o projeto, que pode ser de aluno da PUC Goiás ou da comunidade, para o laboratório de ideias, que está dentro da Incubadora. É feita a pré-incubação com análise e avaliação da validade da ideia. Os projetos qualificados são preparados para ter autonomia e serem apresentados no mercado.

É o caso de Luciano Lopes, Incubado da PUC, que trouxe para a universidade um projeto de aplicativo para o uso consciente dos espaços urbanos, em especial vagas de estacionamento. O Piki, apresentado no começo do ano, foi remodelado a partir do trabalho da Incubadora com Luciano. “Ele tá começando a funcionar”, explica ele, que recebeu apoio e mentoria dentro da Incubadora.

Segundo Emília Pires da Silva, presidente da Rede Goiana de Inovação, o encontro itinerante permite conhecer as iniciativas de apoio ao empreendedorismo e à inovação. “Queremos fortalecer este ecossistema no nossos estado e buscar o reconhecimento nacional do que está sendo feito em Goiás”.

Fotos: Ana Paula Abrão