Iniciação Científica: oportunidades abertas!

Começou nesta segunda-feira, 7, na PUC Goiás, uma série de Workshops sobre a Iniciação Científica (IC). O programa proporciona aos estudantes a primeira experiência investigativa em pesquisa e abre caminhos para uma série de possibilidades no futuro profissional. As oportunidades serão apresentadas durante os eventos, até 11 de março, e são abertas para professores e estudantes de graduação.

As vagas abertas terão vigência de setembro deste ano a agosto de 2023. Durante os workshops, a Coordenação de Pesquisa da PUC Goiás mostra como se inscrever, como participar das pesquisas e as vantagens de quem participa dos projetos.

A participação nos eventos não requer inscrição prévia e vale certificado de duas horas extracurriculares. Esta é a etapa prévia para se inscrever nos projetos que estarão disponíveis no site www.pucgoias.edu.br/pesquisa.

Para a profa. doutora Priscilla Valverde, coordenadora de Pesquisa, a programação é a oportunidade de apresentar a Iniciação Científica para calouros e também para veteranos que ainda não participaram do programa. “Foi bem interessante com a participação de alguns professores e vários estudantes, foi uma oportunidade deles tirarem as dúvidas sobre a iniciação científica”, afirma.

Atualmente cinco modalidades de pesquisa são oferecidas aos estudantes de graduação da PUC Goiás. Duas são do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e englobam as Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e as Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti); uma é da própria instituição, denominada Bolsa de Iniciação Científica (BIC), outra é de iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e mais uma possibilidade é o voluntariado, que segue as mesmas exigências e critérios de seleção em relação aos candidatos bolsistas.