Iniciação Científica é tema de workshop para docentes

Prestes a divulgar o edital de novas inscrições para a iniciação científica, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope) promoveu nesta sexta-feira, 17, um workshop para socializar informações com professores de todas as escolas da instituição interessados em orientar estudantes em projetos de pesquisa. Neste primeiro momento, a oficina foi voltada para professores que portam título de mestre e doutor e depois, no dia 22 de fevereiro, será aberta aos acadêmicos (da graduação) interessados em participar da pesquisa.

“A PUC Goiás acredita muito na força da iniciação científica para a formação de futuros pesquisadores, por isso nós trabalhamos com os professores orientadores sobre todas as normas e regulamentos que normatizam a IC no estado brasileiro”, afirmou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, que ministrou a oficina nesta manhã. A atividade se repete nos turnos vespertino (14h às 15h30) e noturno (17h30 às 19 horas) na Sala Multiuso.

Para o docente do curso de Jornalismo da instituição, prof. Enzo de Lisita, que participa pela primeira vez com um projeto de pesquisa na iniciação científica, este passo é importante para a consolidação do tripé que sustenta uma universidade: o ensino, a extensão e a pesquisa. “Minhas disciplinas são um pouco mais práticas, mas elas não existem sem a teoria”, ressaltou o docente, que atualmente pesquisa sobre a nova lei de direito de resposta à imprensa.

O edital do processo seletivo de novos estudantes bolsistas será divulgado na página da Pesquisa no dia 3 de março e as inscrições podem ser feitas a partir do dia 6 de março AQUI. Acadêmicos interessados em inscrever projetos devem ficar atentos ao prazo, já que a inscrição requer plano de trabalho, documentação específica e definição do professor orientador. As modalidades são especificadas no edital e contemplam bolsas da própria universidade, CNPq e também serão aceitos estudantes pesquisadores voluntários.

Mais informações podem ser obtidas na Prope: 3946-1070/1071. Lembrete: acadêmicos interessados em participar do workshop no dia 22 já podem se inscrever no site mencionado.

Fotos: Weslley Cruz