III Mostra de Tecnologia aproxima universidade da indústria

Participante desde a primeira edição, a PUC Goiás marca presença na III Mostra de Tecnologia para Negócios da Fieg, que ocorre nesta quarta-feira, 30, na Casa da Indústria. Com o intuito de aproximar a academia da indústria, o evento acolhe e dá espaço às instituições de ensino superior que montam estandes no local para divulgar e mostrar os seus serviços à população na área de tecnologia. No evento, a PUC participa com a Agência de Inovação, Incubadora de Empresas e Núcleo de Inovação Tecnológica, todos vinculados à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), além de docentes e gestores da graduação e pós-graduação inscritos na Mostra.

Pró-reitora da Prope, a profa. Milca Severino prestigiou o evento e destacou a relevância da integração e interação da universidade com a indústria. Ela também informou que, atualmente, a PUC Goiás disponibiliza seus cursos de especialização para os trabalhadores das empresas em geral que tenham interesse em aperfeiçoamento, auxiliando na qualificação profissional.

Para o coordenador da Agência de Inovação da PUC, prof. Antônio José Porto Bandeira, a participação da universidade representa tanto uma ponte de diálogo com as empresas privadas nos diversos setores da economia, seja a indústria, agricultura, pecuária, serviços e comércio, como uma oportunidade para que a universidade desenvolva um trabalho interno que possa ir além dos trabalhos científicos. O intuito é que as pesquisas sirvam, também, para apresentar soluções para o mundo do trabalho, de forma a garantir a independência da instituição e, ao mesmo tempo, garantir parcerias com a iniciativa pública e privada.

O presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico da Fieg, Heribaldo Egídio, observa esse movimento analisado pelo professor. O que, no passado, era um distanciamento, na atualidade, a relação das instituições de ensino superior com a indústria vem ganhando força. “Existe uma aproximação. Os projetos aqui apresentados viram negócios no mercado nacional e internacional. Criamos uma aliança pela inovação em Goiás, com 41 entidades participantes e envolvimento das academias. Isso é muito gratificante, porque queremos mudar o cenário do Centro-Oeste e trazer uma resposta à economia”.

Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Jeferson Gomes, foi um dos palestrantes no evento e, na ocasião, trouxe uma mensagem provocativa sobre visão de negócio. Para o pesquisador, a questão não está na tecnologia em si, que perece com o tempo, mas o atendimento de demanda. Analisar o tipo de público e suas necessidades é uma forma de direcionar as tecnologias de maneira correta. “Temos uma população mais velha, com taxa de natalidade menor e quando analisamos esse arcabouço começamos a direcionar as tecnologias para este público”, refletiu.

Fotos: Wagmar Alves