III Mostra de Tecnologia aproxima universidade da indústria

Participante desde a primeira edição, a PUC Goiás marca presença na III Mostra de Tecnologia para Negócios da Fieg, que ocorre nesta quarta-feira, 30, na Casa da Indústria. Com o intuito de aproximar a academia da indústria, o evento acolhe e dá espaço às instituições de ensino superior que montam estandes no local para divulgar e mostrar os seus serviços à população na área de tecnologia. No evento, a PUC participa com a Agência de Inovação, Incubadora de Empresas e Núcleo de Inovação Tecnológica, todos vinculados à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prope), além de docentes e gestores da graduação e pós-graduação inscritos na Mostra.

Pró-reitora da Prope, a profa. Milca Severino prestigiou o evento e destacou a relevância da integração e interação da universidade com a indústria. Ela também informou que, atualmente, a PUC Goiás disponibiliza seus cursos de especialização para os trabalhadores das empresas em geral que tenham interesse em aperfeiçoamento, auxiliando na qualificação profissional.

Para o coordenador da Agência de Inovação da PUC, prof. Antônio José Porto Bandeira, a participação da universidade representa tanto uma ponte de diálogo com as empresas privadas nos diversos setores da economia, seja a indústria, agricultura, pecuária, serviços e comércio, como uma oportunidade para que a universidade desenvolva um trabalho interno que possa ir além dos trabalhos científicos. O intuito é que as pesquisas sirvam, também, para apresentar soluções para o mundo do trabalho, de forma a garantir a independência da instituição e, ao mesmo tempo, garantir parcerias com a iniciativa pública e privada.

O presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico da Fieg, Heribaldo Egídio, observa esse movimento analisado pelo professor. O que, no passado, era um distanciamento, na atualidade, a relação das instituições de ensino superior com a indústria vem ganhando força. “Existe uma aproximação. Os projetos aqui apresentados viram negócios no mercado nacional e internacional. Criamos uma aliança pela inovação em Goiás, com 41 entidades participantes e envolvimento das academias. Isso é muito gratificante, porque queremos mudar o cenário do Centro-Oeste e trazer uma resposta à economia”.

Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Jeferson Gomes, foi um dos palestrantes no evento e, na ocasião, trouxe uma mensagem provocativa sobre visão de negócio. Para o pesquisador, a questão não está na tecnologia em si, que perece com o tempo, mas o atendimento de demanda. Analisar o tipo de público e suas necessidades é uma forma de direcionar as tecnologias de maneira correta. “Temos uma população mais velha, com taxa de natalidade menor e quando analisamos esse arcabouço começamos a direcionar as tecnologias para este público”, refletiu.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.