III Colóquio Internacional de Educação recebe pesquisador mexicano

O III Colóquio Internacional de Educação foi aberto na manhã desta quarta-feira, 5, na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. De iniciativa da linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade, o Colóquio recebeu o professor Antonio Carrillo Avelar, da Universidade Nacional Autônoma do México, que ministrou conferência sobre o contexto geral do Colóquio, fazendo um paralelo com a realidade mexicana. Neste ano, o tema discutido é Democracia e Direitos Humanos: tempos de resistências.

“O México está vivendo um novo projeto de país e isso é produto da relação com os Direitos Humanos. Em contrapartida, o Brasil tem uma construção histórica diferente, mas há semelhanças. Eu quero mostrar como os alunos podem ser sujeitos e o que funciona, ou não, dentro desse contexto”, refletiu o docente, que atua com programas de formação de professores indígenas pelo Brasil há dois anos.

Para o coordenador geral do evento, prof. Divino de Jesus da Silva Rodrigues, o intuito do Colóquio é estimular uma discussão política sobre o contexto nacional, internacional e local dos Direitos Humanos, temática que pauta as discussões na universidade desde o seu surgimento. Como marco histórico, o Colóquio tem como referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, além dos desafios e obstáculos que comprometem a garantia e efetividade desses direitos.

O prof. Aldimar Jacinto Duarte, lembrou que em 2019, o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, o qual coordena, irá completar 20 anos de história. Os cursos do Programa foram avaliados com nota 5 pela Capes e é composto por três linhas de pesquisa que investigam o fenômeno educacional dentro da sociedade, cultura, política, Estado e instituições. Ele frisou que o objetivo do Colóquio é verticalizar essas temáticas juntamente aos acadêmicos de mestrado e doutorado, trabalhando, ao mesmo tempo, a sua relação com a Democracia e os Direitos Humanos.

O evento continua nos turnos vespertino e noturno desta quarta-feira, 5, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6). Confira a programação completa aqui.

Fotos: Wagmar Alves