II Hacka PUC lança novo desafio aos acadêmicos

Os calouros dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), da Escola Politécnica, vão participar de um desafio surpresa durante o 7º Congresso de Ciência e Tecnologia (CCTI).

A segunda edição remota do Hacka PUC ocorrerá no dia 21 de outubro e terá a duração de 12 horas. Das 8h às 22 horas, os acadêmicos participarão de uma imersão completa no mundo da tecnologia e, além de trabalharem em equipe com a missão de resolver o problema proposto pelo colegiado, terão acesso a webinários e palestras sobre o tema.

Famosos em todo o mundo, os hackathons são maratonas de programação criadas com objetivo de desenvolver inovações tecnológicas. De acordo com a coordenadora o curso de Ciência da Computação da PUC Goiás, profa. Carmen Cecília Centeno, essas competições são uma ponte para o mercado de trabalho, já que grandes instituições, empresas e startups promovem hackathons para recrutar novos talentos.

Além de serem importantes para a formação acadêmica, essas maratonas desenvolvem outros tipos de habilidades interpessoais, que são necessárias para responder às demandas do mundo contemporâneo, como liderança, empreendedorismo, trabalho em equipe, gestão do tempo e criatividade.

“Não é só programar, mas propor soluções para os desafios do mundo e isso envolve o desenvolvimento de outras competências”, reflete a profa. Carmen.

Com todas essas referências, o Hacka PUC foi adaptado às necessidades acadêmicas e também acompanha os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. O evento, que foi consolidado no formato presencial, será realizado on-line pela segunda vez e alcançará, nesta edição, cerca de 100 estudantes dos cursos de graduação mencionados.

Maratona envolverá os estudantes dos seguintes cursos: Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas