II Congresso de Ciência e Tecnologia é aberto na PUC Goiás

A segunda edição do Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás apresenta uma novidade neste ano: ocorre em todas as áreas da universidade, com atividades simultâneas em todos os cursos, englobando 19 eventos científicos. Maior em abrangência, o evento mobiliza até o dia 21 de outubro, cerca de 579 professores e 28 funcionários na organização, resultando em uma parceria entre as pró-reitorias de Pesquisa, Graduação e Extensão. Essas novidades foram anunciadas pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, durante a solenidade de abertura do Congresso, na manhã desta quarta-feira, 19, que lotou o Teatro PUC, com a participação de diversas autoridades, professores, funcionários e corpo discente.

O Congresso é realizado em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, envolvendo 1780 instituições em âmbito federal neste mês de outubro, com a temática Ciência alimentando o Brasil. Para abordar o assunto, a abertura do evento na PUC Goiás contou com a participação da pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, profa. Gláucia Maria, que trouxe uma abordagem sobre a nova visão da indústria de alimentos, tendo em vista a biodiversidade das diversas regiões brasileiras, com ênfase no Cerrado.

“Grande parte do País não conhece as potencialidades desta região e a alimentação é um verdadeiro combustível, pois é responsável, em sua grande parte, pelo enfrentamento de doenças”, explanou. Em geral os países consomem grande parte dos recursos financeiros nos sistemas de saúde, todavia é com base na alimentação que é possível a redução desses custos: “com a alimentação mais adequada, as pessoas conseguem sobreviver a ataques virais, doenças contagiosas e, principalmente, às doenças degenerativas que são o grande problema de hoje”, pontuou.

161019-milca-severino-ct-01

Além das dezenas de eventos, o Congresso na PUC Goiás registra 414 trabalhos de iniciação científica, 344 trabalhos de conclusão de curso, 207 pesquisas da stricto sensu (mestrados e doutorados), 100 da lato sensu (especializações), 22 ligas acadêmicas concorrendo a prêmios científicos e 342 trabalhos no Fórum de Pesquisa. “O Congresso discute um tema muito importante, porque podemos analisá-lo sob vários ângulos, tanto no seu significado mais genuíno, como no sentido de sustentar o País com a pesquisa, a ciência, o desenvolvimento tecnológico e as inovações”, declarou a pró-reitora de Pesquisa da PUC Goiás.

Ainda de acordo com a presidente do evento, o Congresso traz conferências, palestras, simpósios e, por abordar diversas assuntos além da temática central, atende aos interesses e demandas da comunidade universitária. Um dos marcos é realização do Simpósio Internacional de Cobras Corais, que trouxe à Goiânia, as maiores autoridades no assunto, mobilizando, apenas neste evento, mais de 300 participantes.

Reitor da instituição, o prof. Wolmir Amado destacou sobre o avanço da Ciência e sua ressignificação para o estado de Goiás e para as instituições que atuam com a pesquisa e inovação, incentivando a formação de novos cientistas e, consequentemente, novos conhecimentos. “O Congresso dá visibilidade e potencializa a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a formação do pesquisador no estado de Goiás, sua colaboração com o País e, por extensão, com toda humanidade. São desafios da vida que vão surgindo e é preciso responder de forma intelectual, com empenho e investigação, às demandas atuais”, declarou o reitor, que decretou, oficialmente aberta, a segunda edição do Congresso de Ciência e Tecnologia na PUC Goiás. O evento foi prestigiado por representantes e autoridades do governo do Estado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Prefeitura de Goiânia, UFG, IFG, OVG, Secretaria da Educação de Aparecida de Goiânia, Cambury, Alfa e Fundação Leide das Neves.

 

161019-abert-cong-ciencia-e-tecnologia-wc-18

Confira aqui a programação completa e todas as novidades do II Congresso de Ciência e Tecnologia.


Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.