II Congresso Bíblico-Teológico e II Congresso Arquidiocesano de Animação Bíblica Pastoral são abertos na PUC

A PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia abriram na noite desta segunda-feira, 21, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, o II Congresso Bíblico-Teológico e o II Congresso Arquidiocesano de Animação Bíblica Pastoral. Em consonância com a proposta da CNBB para o Mês da Bíblia, celebrado anualmente pela Igreja Católica em setembro, os Congressos têm como eixo central a Carta aos Efésios.

No primeiro dia, os expositores se dedicaram a fazer uma introdução e um panorama geral sobre a Carta. A análise foi aberta pelo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da universidade, prof. Valmor da Silva. Ele fez uma apresentação sobre a realidade geográfica, histórica, cultural e religiosa de Éfeso.

De acordo com o biblista, que também compõe a comissão organizadora do evento, a cada noite haverá uma conferência a fim de abordar os fundamentos exegéticos e hermenêuticos do texto. Além de trazer uma abordagem teórica, no âmbito acadêmico, a Arquidiocese entrará com uma aplicação concreta do mesmo texto, destinada à espiritualidade e à oração.

“A Carta aos Efésios tem uma importância muito grande sob todos os pontos de vista teológicos. É cristológica, afirma a centralidade de Jesus Cristo de uma maneira muito articulada. Nesta figura de Jesus, que é uno com a Trindade, somos também uma comunidade, uma igreja verdadeira”, refletiu o prof. Valmor.

Ainda segundo o docente, o texto também lança as sementes para a evangelização: “precisamos muito reforçar a centralidade de Jesus Cristo e a unidade da Igreja, num momento, talvez, em que as pessoas se perdendo um pouco o sentido de Igreja. Ela não tem um sentido em si mesma, não é um clube, não é uma associação, mas tem uma referência na Santíssima Trindade, com a figura de Jesus Cristo, que encara esta realidade divina entre nós”, aprofundou.

Após a explanação inicial do prof. Valmor sobre as tradições cristãs em torno a Éfeso, foi a vez de as autoras do texto-base da CNBB,  Irmã Márcia Eloi Rodrigues e Irmã Luciene Lima Gonçalves, fazerem uma análise geral sobre a Carta.

Os Congressos continuam ao longo da semana, no mesmo auditório, às 19 horas, com a análise de um capítulo da Carta por dia de evento. O encerramento, na sexta-feira, 25, contará com a participação do grão-chanceler da universidade e arcebispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino.

Fotos: Weslley Cruz