II Congresso Bíblico-Teológico e II Congresso Arquidiocesano de Animação Bíblica Pastoral são abertos na PUC

A PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia abriram na noite desta segunda-feira, 21, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, o II Congresso Bíblico-Teológico e o II Congresso Arquidiocesano de Animação Bíblica Pastoral. Em consonância com a proposta da CNBB para o Mês da Bíblia, celebrado anualmente pela Igreja Católica em setembro, os Congressos têm como eixo central a Carta aos Efésios.

No primeiro dia, os expositores se dedicaram a fazer uma introdução e um panorama geral sobre a Carta. A análise foi aberta pelo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da universidade, prof. Valmor da Silva. Ele fez uma apresentação sobre a realidade geográfica, histórica, cultural e religiosa de Éfeso.

De acordo com o biblista, que também compõe a comissão organizadora do evento, a cada noite haverá uma conferência a fim de abordar os fundamentos exegéticos e hermenêuticos do texto. Além de trazer uma abordagem teórica, no âmbito acadêmico, a Arquidiocese entrará com uma aplicação concreta do mesmo texto, destinada à espiritualidade e à oração.

“A Carta aos Efésios tem uma importância muito grande sob todos os pontos de vista teológicos. É cristológica, afirma a centralidade de Jesus Cristo de uma maneira muito articulada. Nesta figura de Jesus, que é uno com a Trindade, somos também uma comunidade, uma igreja verdadeira”, refletiu o prof. Valmor.

Ainda segundo o docente, o texto também lança as sementes para a evangelização: “precisamos muito reforçar a centralidade de Jesus Cristo e a unidade da Igreja, num momento, talvez, em que as pessoas se perdendo um pouco o sentido de Igreja. Ela não tem um sentido em si mesma, não é um clube, não é uma associação, mas tem uma referência na Santíssima Trindade, com a figura de Jesus Cristo, que encara esta realidade divina entre nós”, aprofundou.

Após a explanação inicial do prof. Valmor sobre as tradições cristãs em torno a Éfeso, foi a vez de as autoras do texto-base da CNBB,  Irmã Márcia Eloi Rodrigues e Irmã Luciene Lima Gonçalves, fazerem uma análise geral sobre a Carta.

Os Congressos continuam ao longo da semana, no mesmo auditório, às 19 horas, com a análise de um capítulo da Carta por dia de evento. O encerramento, na sexta-feira, 25, contará com a participação do grão-chanceler da universidade e arcebispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino.

Fotos: Weslley Cruz 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.