I Simpósio Internacional de História tem sede na EFPH

Teve início na manhã desta terça-feira, 5, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), o I Simpósio Internacional de História, que terá a presença de conferencistas de Angola, Colômbia, Cuba, cuja programação se desenvolverá em formato híbrido, com transmissão simultânea pelo YouTube.

O evento, que já possui cerca de 250 inscritos como ouvintes, resulta de várias iniciativas que o programa de pós-graduação em História tem desenvolvido junto com o curso de licenciatura em História em parceria com os cursos de Ciências da Religião e o programa da Educação. Além disso, está vinculado ao programa da Educação Científica de História e o 1º Simpósio Internacional de Histórias Entrelaçadas, relacionado ao projeto do programa de desenvolvimento do pós-doutorado financiado pela Capes.

A professora Thaís Marinho, coordenadora do programa de Pós-Graduação em História, conta que o programa possui duas estagiárias de pós-doutorado vinculadas a esse projeto e algum recurso para desenvolver uma pesquisa sobre histórias entrelaçadas no Brasil e que, dentro da programação, haverá divulgação de resultados parciais dessa pesquisa junto com a semana científica, além de defesas de monografia, relatos de estágios supervisionados de iniciação científica e de iniciação pedagógica.

Ainda de acordo com a professora, serão formados grupos de trabalho com comunicações orais ligadas aos temas do evento, sessões coordenadas ligadas às linhas de pesquisa do programa de pós-graduação, mesas, conferências, oficinas e vivências da cultura afro, lançamento de livros e uma vivência na cidade de Goiás no último dia da programação (sábado, 09), para os conferencistas que fazem parte da rede latino-americana e caribenha sobre o feminismo de terreiros.

Presente no evento, a estudante do 4º período do curso de História, Ana Clara Duarte, afirmou que considera importante participar de eventos que permitem vivenciar realidades tão diversas, com a participação de conferencistas de diferentes lugares do mundo trazendo suas próprias concepções e realidades.

Embora o evento seja híbrido, só será possível participar dos minicursos aqueles que estiverem de forma presencial acompanhando as atividades e a programação pode ser acessada pelo link.