I Jornada Odontológica da PUC Goiás integra programação do IX CCTI

Sinônimo de mudança ou melhoria de algo que já existe, a inovação é um fator que surge como um elemento agregador, algumas vezes inesperado pela sociedade e aliado à ciência e tecnologia. Uma dessas inovações vem de uma empresa de São Paulo e será amplamente discutida com os estudantes de Odontologia da PUC Goiás: a utilização da anestesia bucal sem a utilização de agulhas.

Esse e outros tantos temas serão apresentados e debatidos na I Jornada Odontológica da PUC Goiás, evento que teve início na manhã de quarta-feira, 18, e seguirá até o fim da tarde de quinta-feira, 19/10. Ao todo, a Jornada teve 350 inscritos, tanto da Universidade quanto do público externo e 55 banners produzidos por estudantes da PUC Goiás serão expostos na entrada do Auditório da Área 4.

Serão 9 palestras ministradas por profissionais com destaque em suas áreas de atuação e, além das palestras, os estudantes terão acesso a expositores de materiais odontológicos e informações. Além disso, haverá um workshop destinado a 30 estudantes que cursam períodos mais avançados na tarde de quarta-feira, 18, sobre a tecnologia ‘Comfort In’, de anestesia sem agulhas e uma atividade ‘hands on: técnica de preparo cavitário para coroa total e coroa provisória para dentes posteriores’, que será feita no laboratório do Câmpus II, na tarde do dia 19/10.

A professora Karolina Kellen Matias, coordenadora do curso de Odontologia, destaca que a intenção do evento é trazer para o estudante da PUC Goiás acesso ao que há de melhor na odontologia brasileira, proporcionando uma formação mais ampla e calcada em evidências científicas: “Um dos objetivos do evento é incentivar o aluno a ingressar na iniciação e produção científica, que é essencial na nossa área, trazê-los para o mundo das evidências e produção científica”, registra.

Na oportunidade, a professora informou que o evento também está promovendo arrecadação de alimentos que serão doados em uma ação filantrópica da própria universidade e, para fazer uma interação entre os alunos, foi proposta uma gincana, de forma que a turma que conseguir mais doações será premiada com produtos odontológicos.

Também presente no evento, o professor Cláudio Maranhão considera fundamental a realização de eventos de cunho científico para a formação dos acadêmicos: “As jornadas científicas agregam não apenas a parte tecnológica, inovadora e teórica, mas também a parte prática, já que nós temos cursos, workshops, além da parte empresarial e comercial, para que os estudantes que estão no começo do curso se familiarizem um pouco mais com os instrumentos que se destacam na tecnologia do mercado”, afirma.

Ainda de acordo com o professor, o interesse da comunidade acadêmica pelo evento foi tão expressivo que no primeiro dia de abertura das inscrições quase 100% das vagas destinadas ao público externo estavam preenchidas, o que torna clara a repercussão na sociedade: “Creio que precisaremos de um espaço que comporte pelo menos o dobro de pessoas para a segunda edição do evento”, comemora otimista.

Dentre as estudantes presentes Na Jornada Odontológica estava Maria Cecília Hayek. Acadêmica do 4º período, ela entende que eventos como este permitem o acesso a mais conhecimento, tanto com a exposição dos trabalhos dos nossos colegas, como com as palestras dos profissionais da área, além de ser uma oportunidade excelente de fazer networking.