I Desafio Ciência de Dados movimenta agenda do Congresso

A primeira edição do Desafio Ciência de Dados movimenta a agenda do 7º Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da PUC Goiás desde a última terça-feira, 19, e termina nesta sexta-feira, 22. Organizado pelos professores do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (MEPROS), Maria José Pereira Dantas e José Elmo de Menezes, o evento mobiliza estudantes dos cursos de graduação das engenharias, computação, administração, economia, ciências contábeis e do MEPROS.

No primeiro dia do Congresso, os participantes foram reunidos em equipes e receberam uma base e um dicionário de dados de uma empresa, além de um roteiro com questões de pesquisa a serem respondidas. Para auxiliar na tarefa, os professores disponibilizaram uma literatura de apoio aos estudos.

De acordo com a profa. Maria José foram selecionadas para o desafio outras duas ferramentas computacionais, que são as principais em Ciências de Dados: a linguagem Python e o software R.

“Os estudantes tiveram que visualizar os dados para obter informações, preparar os métodos estatísticos e algoritmos de machine learning, selecionar e treinar os modelos, avaliar a qualidade dos mesmos através de métricas e interpretar os resultados”, explica a docente.

A premiação ocorrerá neste sábado,23, às 9 horas, nas salas da Plataforma Teams. As equipes classificadas nos três primeiros lugares receberão certificados e o ganhador receberá um prêmio surpresa.

O Desafio também está integrado à programação da VIII Jornada do MEPROS.