Homenagem na Alego marca Dia do Arquiteto

O legado de arquitetos e urbanistas foi lembrado nesta quinta-feira, 7, em sessão solene extraordinária realizada no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

A homenagem proposta pelo deputado Lívio Luciano (PMDB) em decorrência do Dia do Arquiteto e Urbanista, 15 de dezembro, incluiu diversos professores, ex-professores e egressos da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás.

“O curso da PUC foi o primeiro em Goiás. Colaborou sobremaneira para a formação dos profissionais no Centro-Oeste e, em Goiânia, isso se reflete na cidade”, destacou o diretor da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás, professor Marcelo Granato.

Criado a quase 50 anos, na antiga Escola Goiana de Belas Artes, o curso de Arquitetura já formou mais de 5 mil arquitetos e urbanistas. “A homenagem de hoje é um reconhecimento da contribuição desses profissionais, alguns pioneiros no Centro-Oeste”, ressaltou o coordenador atual do curso, professor Roberto Cintra.

Pioneirismo

Um dos criadores da Escola Goiana de Belas Artes, o frei Nazareno Confaloni também foi homenageado na sessão. Sua sobrinha, Rossela Orsini, foi quem recebeu a homenagem. “Me sinto muito emocionada porque, mesmo 40 anós após sua morte, ele ainda é lembrado por todos. Foi um grande artista e um grande homem. Deixou um legado”.

A italiana também visitou, na universidade, a exposição Escola do Frei, sediada na Área 3, Praça Universitária, que traz trabalhos de 17 ex-alunos e seguidores do artista considerado o fundador da arte moderna em Goiás.

Também foram homenageados Marcelo Granato, Roberto Cintra, Saida Cunha de Carvalho, Cirineu de Almeida, Ruy Rocha Filho, Antônio Lúcio Ferrari, Elder Rocha (doutor Honoris Causa pela PUC Goiás), Hélio Fausto, Marta Figueiredo de Carvalho, entre outros.

Fotos: Jota Junior e Gabriel Araújo (estagiário de Jornalismo da Dicom)