Homenagem de mérito científico e premiação encerram quinta edição do Congresso

A quinta edição do Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás foi encerrada nesta sexta-feira, 18, de forma especial: com a presença dos presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira, que, acompanhados de outras autoridades, entregaram prêmios aos estudantes e pesquisadores com trabalhos de destaque no congresso. Ao todo, foram mais de 140 estudantes reconhecidos com medalhas e diplomas de mérito, por trabalhos apresentados de temas livres, Iniciação Científica (IC), maratonas, olimpíadas e desafios.

Outro ponto alto da noite foi a entrega do título de Mérito Científico ao professor dr. Nelson Jorge da Silva Júnior, da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas (Ecab). “É um título que recebo com muita humildade, pois existem docentes, nesta instituição, que considero mais merecedoras desse reconhecimento nesse contexto jubilar. Mesmo assim, sei da minha contribuição e fico feliz e honrado com a escolha”, disse, antes de receber a medalha e o diploma. No palco, reiterou o discurso, dessa vez emocionado, e brincou: “a PUC é uma ‘doença incurável’, e espero que vocês levem isso na positividade. Eu, assim como outros amigos e colegas que aqui estão, amo essa universidade e me considero um filho dela”.

Mais de 140 estudantes e pesquisadores foram premiados (Foto: Ana Paula Abrão)

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e presidente do Congresso, a professora dra. Milca Severino agradeceu aos estudantes pela ampla participação nesta edição histórica – que marca tanto o Jubileu de Diamante da universidade, que completou 60 anos de fundação ontem, quanto o maior congresso científico já realizado na universidade. Em quatro dias de evento, foram 15.722 congressistas e 1.689 trabalhos apresentados. “Batemos, neste ano, novo recorde de inscrições, e comemoramos a forte presença dos estudantes de graduação e concluintes. Quase 500 trabalhos de Iniciação Científica foram apresentados, além de 331 trabalhos de conclusão de curso”, explicou.

“Programamos o Congresso de Ciência e Tecnologia como o nosso grande evento jubilar e isso se concretizou”, enfatizou o reitor. Presente do começo ao fim da premiação, o presidente da Capes definiu a PUC Goiás como “uma grande referência no Centro-Oeste” e brincou com o professor Nelson após conhecer sua história, apresentada a todos durante a homenagem. “Assisti ao filme do Indiana Jones tempos atrás com minha esposa e ela me disse que era impossível um professor fazer aquilo tudo, de pular de paraquedas, mergulhar e tudo mais e ainda ser pesquisador. Confesso que eu confirmei e ainda disse ‘isso só em Hollywood’. Depois do que vi hoje, eu vou ter que voltar atrás e dizer que conheci um professor e pesquisador que faz tudo isso e ainda foi bolsista Capes”, disse, arrancando risos da plateia.

Já o presidente da Fapeg, Robson Vieira, destacou a importância do evento para a divulgação científica no estado e o incentivo à pesquisa desde a graduação, que ultrapassa até mesmo os muros da universidade, uma vez que o evento recebe inscrições de estudantes de diversas instituições de ensino. “É um evento importante não só para a universidade, mas para o Estado de Goiás, porque é um espaço que revela talentos. Para a gente, é muito importante continuar apoiando”.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.