História abre semana científica com palestra sobre Machado de Assis

A pesquisa sobre a obra de Machado de Assis foi tema da conferência de abertura da V Semana Científica de História da PUC Goiás, na noite desta segunda-feira, 19, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). O assunto foi abordado pela profa. Raquel Campos, da Faculdade de História (FH) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Egressa da instituição, ela estuda o autor brasileiro desde a graduação e desenvolveu uma metodologia sobre como estudar a literatura machadiana do ponto de vista histórico. “Sempre trabalhei com Machado de Assis”, explica.

Segunda ela, o modo mais conhecido de abordagem do trabalho do escritor coloca em perspectiva a presença da imagem do Brasil nas obras. “Minha perspectiva é desvinculada dessa questão de nação. No lugar, coloco o que ele entende por história e quem pode ser o sujeito dessa história”, frisa.

Programação

Realizada semestralmente, a Semana Científica de História segue até sexta-feira, 23, com apresentações de egressos, graduandos e de pós-graduandos da PUC Goiás, da UFG e do Instituto Federal (IFG).

O coordenador do curso de História da instituição, prof. Ivan Viera, explica que a ideia é apresentar as possibilidades de pesquisa para os alunos da graduação, por meio de minicursos e comunicações apresentadas por egressos, graduandos e pós-graduandos. “Vamos mostrar nossas práticas de pesquisa”, diz.

Nesta terça-feira, será realizado um minicurso sobre História Medieval no período da manhã e da tarde. A noite, haverá apresentação de monografias. Já para a quarta-feira estão previstas sessões de comunicação à tarde e defesas de monografia e apresentações de relatos de experiência do estágio obrigatório do curso. Na quinta-feira, a programação traz minicursos de manhã e a noite, além de apresentações de monografia.

O encerramento será na sexta-feira, a partir das 17 horas, no Pátio da EFPH, com exposição dos pôsteres de alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e com a premiação das melhores monografias apresentadas.  Para mais informações, clique aqui.

Estudante do 6º período, Maicon Pereira dos Santos, 25 anos, vai aproveitar a Semana para acompanhar as apresentações dos trabalhos finais de curso. “Estou com muita dúvida (sobre a monografia), participei da outra edição e gostei muito. Dessa vez,, vou acompanhar novamente como ouvinte”, explica.

Fotos: Wagmar Alves