Graduação faz balanço dos 20 anos da Semana de Planejamento

O percurso histórico da Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) da PUC Goiás foi pauta dos encontros com diretores e professores das dez Escolas da universidade na noite desta terça-feira, 31, segundo dia do evento. Na edição deste ano, a Siap debate o tema Caminhos e Desafios na Construção da Excelência Acadêmica, com atividades em toda a instituição, até o dia 04 de fevereiro. Confira a programação aqui.

No Teatro PUC, no Câmpus V, a pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes esteve com o colegiado das Escolas de Comunicação e Direito e Relações Internacionais, apresentando um balanço das duas décadas do planejamento da universidade. “Queremos olhar esse caminho percorrido e apontar alguns desafios que estão posto ara a universidade mundial, para a universidade brasileira e para nossa PUC”, explicou.

Ao todo, foram cinco reuniões simultâneas, com a presença da vice-Reitora da instituição, profa. Olga Ozilda Ronchi (Escola de Formação de Professores e Humanidades, de Ciências Agrárias e Biológicas, de Ciências Exatas e da Computação e Instituto Goiano de Pré-História e Arqueologia); da pró-reitora de Extensão, profa. Márcia de Alencar (Escola de Artes e Arquitetura e de Engenharia); e da pró-reitora de Pesquisa, profa. Milca Severino (Escola de Ciências Médicas Farmacêuticas e Biomédicas e de Ciências Sociais e da Saúde).

Projeto pedagógico
O desafio de elaborar o projeto pedagógico das Escolas também foi citado nos encontros. “Temos um desafio grande para 2017. Nosso convite é que todos os professores usem a competência que demonstram no dia a dia, no ensino, na pesquisa e na extensão, como docentes, para a construção do projeto pedagógico”, frisou. A primeira reunião do colégio deste semestre ocorre na noite da quarta-feira, 1º. Na ocasião, a proposta oficial do documento deve ser consolidada.

O desenvolvimento do projeto pedagógico também chama a atenção da diretora da Escola de Direito e Relações Internacionais, profa. Maria Nívea Taveira. Ela comemorou a aproximação física dos dois cursos, a partir deste ano. “Com eles (professores de Relações Internacionais) aqui no Câmpus V vamos qualificar mais o trabalho”, ressaltou.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa. Helenisa Gomes, também participou do encontro no Teatro PUC. Ela citou do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), já apresentado durante a Siap. “Cada um e cada uma, no seu ser único, faz sua instituição cumprir a sua missão integral. O PDI é o norte, porque essa universidade tem diretriz, tem missão e tem valores”, destacou.