Gestores tomam posse em cursos de graduação, mestrado e doutorado

A PUC Goiás realizou na manhã desta terça-feira, 27, solenidade de posse dos coordenadores de diversos cursos de graduação, mestrado e doutorado da universidade. Sete docentes das áreas de Biologia, Engenharia de Alimentos, Filosofia, Ciências Ambientais e Saúde; Engenharia de Produção e Sistemas; Genética e Psicologia assumiram suas respectivas coordenações que terão vigência para o próximo quadriênio.

A cerimônia foi presidida pela vice-reitora da instituição, profa. Olga Ronchi, que pontuou a importância de inovação dos projetos institucionais, independente de reconduções de cargo ou novas gestões: “reafirmamos a capacidade criativa, ousadia e coragem para enfrentar os desafios que são postos na realidade educacional brasileira. É um mandato de esperança, referência e valores para que nossos jovens se sintam estimulados a acreditar e construir seus projetos de vida alicerçados em valores que essa instituição tem a oferecer para o estado de Goiás”, refletiu a gestora.

Compromisso e desafios
Entre os professores há veteranos e calouros na gestão dos cursos. A docente Luciana Casaleti assume o curso de graduação em Engenharia de Alimentos com a missão de incentivar os estudantes a se empenharem para o Enade. “Buscamos um incentivo maior à pesquisa, vamos desenvolver um projeto de extensão e, com fé e coragem, encaramos esses desafios”, enfatizou. A docente tem graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Londrina; mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e dois pós-doutorados na área de Bioquímica de Proteínas, um realizado nos EUA e, outro, na UFG. Ela ingressou na PUC Goiás em 2011, tendo assumido a coordenação laboratorial do curso de Engenharia de Alimentos no Câmpus II e realiza pesquisas desde quando ingressou na instituição.

Professor veterano da universidade, o docente Aparecido Divino da Cruz (Peixoto), foi reconduzido ao cargo de coordenador do Mestrado em Genética, com o compromisso de atingir as metas propostas pela Capes para a área de Ciências Biológicas 1, como incentivar a produção acadêmica e a formação de estudantes, além de discutir viabilidades do ponto de vista financeiro e acadêmico com a instituição.

“Tenho pertencimento a essa casa e a reconheço como parte de mim. Minha vida nesta universidade é de profunda doação, mas esta instituição tem uma profunda doação para comigo e minha família”, declarou. Peixoto é egresso da então UCG e professor da casa desde 1989. Ele foi agraciado com duas bolsas de estudos internacionais, sendo que uma delas permitiu realizar um curso de especialização em Citogenética da Radiação em Hiroshima, no Japão. Realizou estudos de mestrado e doutorado em Biologia Molecular, ao trabalhar com a saúde genética dos rádioacidentados, retornando à instituição em 1997, assumindo a coordenação do então Departamento de Biologia por quase uma década e, posteriormente, a gestão do Mestrado em Genética.

Também egressa da casa, a profa. Polliana Pires Rocha assume o curso de Filosofia com a meta de intensificar os projetos do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e, também, na extensão. Outro sonho a ser concretizado é a implementação de uma pós-graduação lato sensu (especialização) na área de Docência em Filosofia: “os professores estão empenhados com essa visão diferenciada e por ter se tornado uma pontifícia, nós temos um compromisso com uma formação humana. Todos os cursos da universidade, em especial, esta visão filosófica ajuda a entender e compreender o espaço do homem e seu universo humano. Pensamos a concepção de um homem cidadão, com uma formação humana e identidade cristã”, refletiu. Polliana realizou seus estudos de especialização e mestrado na PUC Goiás, tendo ingressado na universidade em 1999. No ano de 2014 foi efetivada como docente e já teve experiência na coordenação interina do curso de Filosofia.

• Empossados

Jales Teixeira Chaves Filho – coordenação do curso de Biologia