Gestores planejam metas para o próximo semestre

Evento tradicional que inicia e encerra ciclos acadêmicos, a Reunião de Gestores da PUC Goiás ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14, no Plenário da Reitoria (Área 4). Presidida pelo reitor da universidade, Wolmir Amado, o evento é voltado para as lideranças da instituição, incluindo membros da reitoria, diretores de escolas, coordenações de cursos, diretores e coordenadores administrativos, equipes de secretariado e assessorias em geral para fazer uma breve retrospectiva do semestre que termina, além de lançar metas e objetivos para os próximos meses.

“Trabalhamos com pessoas, com gente, então a adesão, a acolhida, a recíproca confiança, os valores, tudo isso é importante para a construção da missão educativa. É um momento para análise de conjuntura, olhando o quadro atual que se vive e, a partir daí, traçando uma visão perspectiva diante dos desafios que nós temos pela frente”, refletiu o reitor.

Na pauta dos gestores, muitos assuntos que impactam a vida universitária e mostram o contexto atual. Eles refletiram sobre o uso das metodologias ativas ou participativas no ensino superior em função dos novos métodos de ensino-aprendizagem exigidos pela contemporaneidade, que reinventam a relação entre professores e estudantes e, também, a Educação a Distância (EAD), com os 12 novos cursos criados pela instituição que exigem um novo olhar e uma nova condução. Além disso, a PUC também caminha para o recredenciamento institucional, com as avaliações do MEC sobre a universidade como um todo. A última ocorreu há, exatos, dez anos.

Por conseguinte, o reitor mencionou os eventos vindouros que movimentam a agenda institucional no próximo semestre e exigem planejamento: a Semana de Integração Acadêmica e Planejamento, que congrega os docentes de todos os cursos; a Calourada e Encontro com Famílias que marcam a acolhida da universidade aos novos alunos no mês de agosto e, também, o Congresso de Ciência e Tecnologia, em outubro, que articula todas as escolas e cursos de pós- graduação lato e stricto sensu (especializações, mestrados e doutorados), mostrando a produção científica da instituição.

Em agosto, a universidade também concede o título de doutor honoris causa, máxima honraria acadêmica dada a personalidades que têm relevantes contribuições científicas e sociais, para o professor Robert Alexy, um dos mais influentes filósofos do Direito Alemão contemporâneo, que conduziu estudos e pesquisas que remetem à concretização de um Estado Democrático de Direito. O nome dele fará parte da galeria com outros 21 honoris causa da instituição, que incluem professores como Betty Meggers, Janis Roze, Celina Turchi, Gilberto Mendonça Teles, entre outros.

fotos: Wagmar Alves