Gastronomia promove workshop sobre carne suína

Lombo, costelinha, pernil e suã. Os cortes mais conhecidos da carne suína fazem parte da tradição de muitas famílias brasileiras. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que muito mais pode ser aproveitado.

Para trabalhar o assunto, o curso de Gastronomia da PUC Goiás iniciou nesta quinta-feira, 22, o evento de capacitação Do Campo à Mesa: Workshop Goiano de Carne Suína, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e com a Associação Goiana de Suinocultores (AGS).

Durante o evento, os 70 alunos inscritos, divididos em duas turmas, conheceram um pouco mais do contexto atual da criação de suínos no país e foram capacitados para os cortes mais recentes no mercado, como: filé mignon suíno, coxão mole, coxão duro, alcatra, picanha, lagarto, patinho, maminha, fraldinha e prime rib. “Para nós é muito importante, porque eles são gastrônomos”, destacou a coordenadora do curso, profa. Cristiane Souza Gomes da Fonseca. Segundo ela, o objetivo é que os futuros profissionais já entrem no mercado dominando o que existe de mais atual.

“Estamos trazendo esse debate para a universidade porque existe uma lacuna no consumo de carne suína. Estamos mostrando a qualidade da carne e o que pode ser produzido”, defendeu o consultor ligado às associações, Daniel Furtado Barbosa.

Para a capacitação, além de uma parte teórica, os alunos contaram com uma aula prática, utilizando uma matriz de 40 quilos. Cada participante recebeu, ainda, um manual de cortes suínos e uma cartilha de receitas.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.