Gastronomia da PUC: melhor de Goiânia

O curso de Gastronomia da PUC Goiás recebeu, pela primeira vez, a nota 4 do Ministério da Educação, em uma escala de 1 a 5. A nota excelente coloca a graduação como o melhor de Goiânia. Dos 157 cursos brasileiros, ele ficou em 18º lugar, entre os 20 melhores.

Atualmente com 58 alunos, o curso tecnológico em Gastronomia é realizado em módulos e, na maior parte do tempo, o aluno passa na cozinha aperfeiçoando habilidades como manuseio de instrumentos e técnicas de preparos. A prática é responsável por 80% do tempo dedicado ao curso.

Segundo a professora Cristiane Souza da Fonseca, coordenadora da Gastronomia, o objetivo é que o estudante adquira competências específicas em cada módulo, permitindo que o mesmo ingresse rapidamente no mercado de trabalho. Ela afirma que a nota 4 valoriza os diferenciais oferecidos na PUC Goiás, como o corpo docente, o laboratório estruturado e o uso de metodologias ativas.

Outro ponto positivo, segundo ela, é o fato da universidade oferecer os insumos das aulas, o que facilita o planejamento do professor. Cristiane ressalta que a nota será importante para o currículo dos egressos e para a continuidade dos projetos do curso.

A professora Sonia Margarida Gomes Souza, pró-reitora de Graduação, reafirma o compromisso da universidade em alcançar notas máximas em todas as graduações. “É meta da instituição que todos os cursos sejam considerados de excelência”, afirma ela. Atualmente no Brasil, apenas 23,3% dos cursos n têm notas 4 e 5, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.