Fundação Aroeira comemora 25 anos com posse de novo conselho e reinauguração de sede

A manhã desta quarta-feira, 27, foi triplamente comemorativa para a PUC Goiás e para a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), visto que reuniu, em uma mesma celebração, a comemoração dos 25 anos da Fundação Aroeira, a posse dos conselheiros que comporão o Conselho de Curadores, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva para o mandato a partir de 1º de abril de 2024 e ainda promoveu o descerramento da placa de revitalização do prédio da fundação.

A Fundação Aroeira foi instituída pela SGC com o objetivo de disponibilizar para a sociedade os produtos e serviços provenientes das atividades da SGC por meio de suas entidades mantidas, Instituto Dom Fernando (IDF), Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), Instituto Trópico Subúmido (ITS), Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

A posse dos conselheiros ocorreu em reunião ordinária do Conselho de Curadores da Fundação Aroeira e foi transmitida pela plataforma teams para o Ministério Público do Estado de Goiás (9ª Promotoria de Justiça de Goiás). Registrou-se que essa presidência será exercida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva; a vice-presidência ficará a cargo do diácono Mauro Aparecido de Oliveira; e serão membros os professores Darlan Tavares Feitosa, Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto, Roberto Malheiros, Sonia Margarida Gomes Sousa e Wolmir Therezio Amado.

Por sua vez, a posse do Conselho Fiscal, foi assim definida: professores Antônio Torquato da Silva, Gesmar José Vieira e Júlio César Garcia como conselheiros membros e Pedro Henrique Pereira, Ruy César e Valéria Cavalcante da Silva Stival como conselheiros membros suplentes.

Para a Diretoria Executiva, foi designado como diretor presidente o diácono Mauro Pereira Aparecido de Oliveira e como diretor administrativo e financeiro o professor Eduardo Rodrigues da Silva.

Ao falar sobre a Fundação, Dom João Justino de Medeiros Silva destacou, em seus 25 anos de existência, sua inquestionável importância na promoção da cultura, educação, pesquisa, inúmeros projetos e registrou que a ampliação do espaço da sede vai poder acolher melhor os projetos futuros.

O ex-reitor, professor Wolmir Amado, citou alguns dos temas de destaque tratados pela Fundação: “A Fundação Aroeira tem grande relevância para Goiás e para o Brasil na área da educação, cultura e, sobretudo, do patrimônio histórico (sítios arqueológicos, vestígios do passado…), além do trabalho de mediação dos concursos públicos do Estado de Goiás”.

O professor Eduardo Rodrigues da Silva, na ocasião empossado diretor administrativo e financeiro da Fundação Aroeira, lembrou que muitas foram as dificuldades vividas durante a pandemia, visto que a maior parte do trabalho da Fundação é executado em campo, mas ainda assim foi possível obter resultados muito satisfatórios: “Estamos encerrando esse mandato com essa nova estrutura que a gente conseguiu, desde a fachada, até da melhoria nos espaços internos. Esse processo de revitalização acaba trazendo um novo ar para a fundação”, comemora.

Na ocasião, ainda foi feita uma homenagem emocionada à família do ex-presidente do Conselho Fiscal da fundação, Wellington Carlos da Silva, já falecido.

Um pouco mais sobre a Fundação Aroeira

Criada no dia 11 de agosto de 1999, é pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos com sede e foro em Goiânia, destinando-se a atividades de natureza educacional, cultural, científica, ambiental, pesquisa e técnica, voltada para a melhoria das potencialidades humanas.

Os serviços da Fundação Aroeira são compostos por uma gama de alternativas, tendo como referência as áreas de conhecimento dos cursos de graduação da PUC Goiás, bem como dos diversos grupos de pesquisa e dos projetos e programas de extensão em desenvolvimento na PUC Goiás, além de promover cursos, concursos e processos seletivos.

Fotos: Wagmar Alves