Fotopintura é tema de oficina para idosos

Técnica de retoque e intervenção em imagens, muito popular até meados de 1980 do século passado, a fotopintura remonta aos primórdios da fotografia. Trazer um encontro com essa proposta e proporcionar uma vivência mais ligada ao analógico foi o intuito da oficina de fotopintura ministrada na manhã desta quinta-feira, 11, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6). A atividade integra as comemorações pelo Mês do Idoso e é promovida pela Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), do Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás.

“Desde que a fotografia surgiu existem técnicas de fotopintura e a finalidade dela inicialmente era aplicar cor numa época em que a imagem era só preto e branco. Para suprir a falta de realidade da fotografia, que não captava as cores, ela se integrou à cultura visual fotográfica no ocidente”, explicou a profa. Déborah Rodrigues Borges, que ministrou a oficina.

Algumas fotografias foram trazidas pela professora e outras foram levadas pelos próprios estudantes da Unati, para serem trabalhadas em sala de aula e retomarem elementos da memória. O objetivo foi ressignificar fotografias antigas deles e de desconhecidos. “Os alunos estão aprendendo uma técnica cujo resultado estético integrava a cultura visual deles há muito tempo, mas que eles não conheciam e estão tendo a chance de reviver essas memórias e colorir com outras cores”, afirmou a profa. Déborah.

Para a participante da oficina Neuza Pereira, 70 anos, a atividade foi um momento para aprender algo novo. “É diferente do que nós fazemos sempre. Está sendo uma descoberta”, declarou a aluna. Ela frequenta a Unati desde 2015 e já participou de várias disciplinas do Programa, entre elas, dança circular, inglês, francês e alimentação saudável. Segundo ela, é uma oportunidade para socialização: “é bom conviver com as pessoas da minha idade, já tive a oportunidade de viajar e, cada vez, aprendemos uma coisa nova. Nunca tinha dançado na minha vida e, ano passado, participei de uma apresentação pela primeira vez”, relata.

Fotos: Wagmar Alves