Focada em transplante, liga acadêmica realiza curso introdutório

Com perfil multidisciplinar e visando desmitificar os tabus que cercam o procedimento de transplante, a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Apoio à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Lamadott) da PUC Goiás realizou seu primeiro curso introdutório na tarde desta quinta-feira (9). A entidade foi criada em setembro do ano passado. Alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia participaram da formação, realizada no Auditório 3 da Área 2, na Praça Universitária.

Na programação, palestras de profissionais da Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO). O processo de doação e transplante de órgãos foi abordado pela enfermeira Katiuscia Christiane Freitas. Outro ponto importante – a entrevista com familiares – foi destacado pela psicóloga Eliana Nadim Saba. Já o médico neurocirurgião Lórimer Sandoval Carneiro explicou sobre morte encefálica.

Presidente da Liga, a acadêmica Brenda Ramalho lembra que os procedicmentos que envolvem transplantes ainda são pouco discutidos na academia e na sociedade, o que gera mitos em torno de questões complexas, como a morte encefálica. “Depois de estudar, você se apaixona e entende que morrer é o início de uma nova vida. É um sistema muito sério que realiza os procedimentos”, afirma, referindo-se ao trabalho da CNCDO.

A prova para os participantes do curso será realizada no dia 14 de março, às 19h30, em local a ser definido.

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.