Fisioterapia realiza primeira videoconferência do curso

Acadêmicos e professores do curso de Fisioterapia da PUC Goiás e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) realizaram na manhã desta quarta-feira, 14, uma videoconferência para partilhar experiências na área da Saúde do Trabalhador. A iniciativa surgiu de um convite da instituição de Brasília à universidade goiana, em função do trabalho realizado pela docente Zíngarah Torres de Arruda e seus alunos do 8º período do curso, que realizam estágio de Fisioterapia Laboral voltado aos funcionários administrativos da PUC Goiás. Esse trabalho ganhou repercussão nas redes sociais e o conteúdo divulgado se tornou uma referência para alunos da UniCEUB.

“Existe uma proposta na saúde do trabalhador que vai além da doença ocupacional. Hoje vemos uma repercussão completa do adoecimento: as horas sem dormir, a falta de atividade física, a correria do dia a dia, a forma como o trabalho é organizado, então falar em saúde do trabalhador é considerar, também, a saúde e sua qualidade de vida”, analisou a profa. Zíngarah.

Segundo a docente a Síndrome de Burnout tornou-se comum na contemporaneidade, por estar relacionada ao estresse dos trabalhadores. Todas essas questões foram partilhadas na videoconferência, de forma a divulgar o trabalho, observar os pontos em comum e aspectos a serem potencializados na abordagem fisioterapêutica: “mostramos como nossas atividades são desenvolvidas, discutimos instrumentos que norteiam abordagens no ambiente de trabalho e queremos crescer juntos para melhorar a atuação do fisioterapeuta nas empresas”, complementou a professora.

Participaram da videoconferência, alunos do 3º e 8º períodos do curso de Fisioterapia das universidades mencionadas, além das professoras Rossana Martins Pereira e Ana Letícia Oliveira, dos câmpus de Taguatinga e Asa Norte da instituição brasiliense.

Saiba mais sobre o trabalho do grupo de Fisioterapia do Trabalho da PUC Goiás no Facebook e/ou Instagram (@fisioterapiadotrabalho).