Filme denuncia trabalho escravo no Brasil

O drama da escravidão no século 21 é a temática do filme Pureza, baseado em fatos reais, e que será lançado em 5 de maio, nas salas de cinema de todo País. A PUC Goiás foi convidada a assistir a uma das sessões de pré-lançamento da película, que conta a história de Pureza Lopes Loyola, que saiu em busca de seu filho desaparecido no coração da Amazônia.

Dirigido por Renato Barbieri, o filme tem o apoio da Comissão Pastoral da Terra e de diversas entidades ligadas ao combate do trabalho escravo. “Infelizmente, o drama de Dona Pureza continua mais atual do que nunca para centenas de milhares de famílias brasileiras”.

Estrelado por Dira Paes, que interpreta Pureza, maranhense de Bacabal, o filme mostra sua busca do pelo filho Abel, em meados dos anos 1990, desaparecido após ser levado como escravo para uma fazenda no Amazonas.

A história mostra a dura realidade de trabalhadores aliciados para serem escravos em fazendas na Amazônia e como o país precisa avançar o combate ao trabalho análogo escravo. Pureza conheceu o trabalho escravo, fez denúncia nacional da situação e mudou a realidade.

O filme Pureza já recebeu 28 prêmios em 18 países (Brasil, França, EUA, Guadalupe, Itália, Rússia, China, Alemanha, Panamá, Bolívia, Marrocos, Cuba, Reino Unido, México, Argentina, Colômbia, Líbano e Portugal) e é considerado o filme brasileiro mais premiado de 2020.

Barbieri entende que o filme retrata o Brasil profundo: “De um lado, mostra como se opera a dinâmica escravagista que, tragicamente, nunca deixou de existir em nosso país. E de outro, revela, com todas as tintas, a potência sagaz e destemida de uma mulher simples que ousou “enfrentar até o diabo” na busca determinada por seu filho Abel”.

(Com informações da Divulgação)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.