Festival Sou PUC revela talentos da graduação

Uma ação inédita da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) colocou os estudantes no centro do palco e das atenções do público. Abrindo a programação do 64º aniversário da universidade, o Festival Sou PUC foi realizado com sucesso na última sexta-feira, 7 de outubro, no Câmpus V (Jardim Goiás).

Com apresentações de música, teatro, dança e poesia, os artistas encantaram a comunidade acadêmica com seus respectivos talentos: 15 estudantes selecionados se apresentaram e tiveram a oportunidade de trazer leveza, arte e cultura para o ambiente universitário.

Organizado a pedido dos estudantes da instituição, a iniciativa é fruto de um projeto cultural que surgiu durante a pandemia, denominado Pílulas de Saúde Mental. A convite da Proex, diversos estudantes se apresentavam nos espaços acadêmicos e diante da receptividade do público e da mobilização dos artistas, a ideia de promover um festival foi amadurecida ao longo dos anos.

“Nós percebemos que a comunidade interna, principalmente nossos estudantes, precisavam de um refresco, um momento de descontração, compartilhamento e integração, ainda que fosse nos intervalos de aula. Aí começamos a convidar os estudantes para fazer apresentações e isso ganhou aceitação e corpo, ao ponto de eles próprios sugerirem a realização do festival. Para nós é muito gratificante perceber o quanto eles se apegaram e fortaleceram este projeto”, ressaltou a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana.

De acordo com a coordenadora do Programa Em Nome da Vida (PNV/Proex), profa. Carolina Goos, anfitriã da noite, as inscrições para o festival foram abertas para toda comunidade acadêmica. Após a fase de cadastro, os artistas passaram por uma seletiva e a organização levou cerca de um mês. “Sou uma grande militante da cultura e da arte. Elas conseguem oxigenar nossa alma, nosso cérebro, nosso coração e concretizar este momento é muito importante. A PUC se empenhou neste movimento e agora os jovens apresentam o que desejam tornar público”, refletiu.

A reitora da universidade, Olga Izilda Ronchi, prestigiou as apresentações e destacou que o protagonismo estudantil move a missão educativa: muito mais do que obter um diploma ou adquirir o conhecimento técnico e científico, a universidade também é um espaço de relações e convivência fraterna.

“Este festival representa o sentido de ser e de existir da universidade, que são seus estudantes: hoje eles têm o palco,  a voz,  a vez e o microfone para mostrar os seus talentos e aquilo que puderam vivenciar neste programa, que procura dar o sentido de acolhida e de experiência de convivência com o outro”, pontuou.

Reencontro com a arte

Assim que ingressou na universidade, Aline Santos parou de fazer aulas de música para dedicar-se integralmente ao curso de Medicina. Primeira artista a se apresentar no Festival Sou PUC, a jovem de 20 anos teve a oportunidade de reencontrar um instrumento que conheceu aos 5 anos de idade: o piano.

“Este festival é uma oportunidade e um incentivo para continuar estudando piano também para mostrar ao público o que sei fazer”, analisou.

Estudante do curso de Relações Internacionais e cantora e compositora de MPB, Fernanda Hofmann, cantou duas músicas autorais do seu primeiro disco. Para a jovem, a música é um canal genuíno de expressão da experiência vivida. Ela já se apresentou em vários espaços acadêmicos e suas canções já são conhecidas pelos colegas de curso.

“Minha madrinha era cantora e o palco sempre foi um local de muito acolhimento. Quando eu estava no ensino médio, passando pelas primeiras desilusões amorosas, eu comecei a compor e escrever sobre minha própria vida, é como se fosse meu diário”, analisou. Uma das canções escolhidas para o festival é intitulada Douro, que resgata a experiência de intercâmbio estudantil vivenciada em Porto/Portugal.

Arrecadação de alimentos

Os alimentos não perecíveis arrecadados durante o evento foram doados para a Fazenda Esperança, instituição filantrópica de assistência aos dependentes químicos. Vale destacar que o período para doações foi estendido até o dia 23 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no perfil @soupucgoias| Instagram.

Fotos: Weslley Cruz