Festcine Goiânia é aberto com homenagem a Luiz Eduardo Jorge

Em noite especial, o 8º FestCine Goiânia foi aberto na última terça-feira, 18, no Centro Cultural Goiânia Ouro. O festival retorna suas atividades após cinco anos, iniciando sua programação com a mostra em homenagem ao cineasta Luiz Eduardo Jorge, falecido em maio. Reconhecido por seu trabalho dentro e fora do Brasil, o documentarista contribuiu por mais de três décadas com a PUC Goiás como docente em diversos cursos e pesquisador ligado ao Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA).

“Retornamos com essa homenagem ao nosso grande amigo Luiz Eduardo Jorge, cineasta infelizmente falecido recentemente. É um documentarista que tem 26 filmes, com 60 premiações nacionais e internacionais. Selecionamos os 10 filmes mais premiados de sua carreira para mostrarmos sua obra, até o dia 31. Nós estamos realmente muito felizes em mostrar o trabalho dele”, afirma a diretora geral do festival, Débora Tôrres. “Ele acabou deixando um legado, um acervo que agora precisa ser preservado e divulgado e queria muito ter feito essa mostra”, lembra sua companheira, Elianda Arantes, também professora da universidade. Além de ser homenageado com a mostra, que conta com programação diária e gratuita, até o final do mês, o cineasta também passa a dar nome ao cinema e teatro do centro cultural municipal. A placa foi descerrada durante a abertura oficial.

Familiares, amigos, colegas e apreciadores da obra do cineasta prestigiaram a abertura e assistiram ao curta Krahö, os filhos da terra. No público, representantes da etnia Krahö. “O filme foi de suma importância. Por meio dele, o povo brasileiro pôde perceber que ali vivia um povo que precisava de ajuda, tanto na saúde e em vários aspectos. Após o filme, que foi como um grito de socorro para o nosso povo, muita coisa mudou. Nunca vamos nos esquecer de um professor e pesquisador que pesquisou o nosso povo, fez os brasileiros se lembrarem da gente”, enfatiza Tais Tôcuhtô Krahö. Durante sua pesquisa, Luiz Eduardo Jorge foi batizado como Pohklroc Krahö.