Feira da Gastronomia agita o pátio da Área 4

Cerca de 25 pessoas, entre egressos e graduandos, fizeram parte da equipe responsável pela 4ª Edição da Feira de Gastronomia, que começou no início da manhã desta quinta-feira, 07, no pátio da Área 4. Essa foi a 1ª edição após a pandemia.

Composta por 6 expositores, sendo 2 egressos e 4 graduandos, e envolvendo cerca de 25 estudantes do curso, que se revezaram entre as vendas e a produção na cozinha, que estava a todo vapor, foram feitos e vendidos diferentes alimentos doces e salgados: bolo, mané pelado, brownies recheados, bolo gelado, ameixinha de queijo, pizza, escondidinho, tapioca e até galinhada, tudo a preços acessíveis, o que atraiu olhares e paladares dos estudantes, professores e funcionários que frequentam a Área 4.

Supervisionando atentamente as atividades e o movimento da feira, a professora Cristiane Souza, coordenadora do curso de Gastronomia, manifestou-se ainda radiante com as premiações recebidas na Mostra da Extensão (1º e 3º lugar foram alcançados por projetos do curso).

Antes de mais nada, a professora destacou que a presença dos egressos favorece a troca de experiências especialmente porque o curso lida muito com empreendedorismo, de modo que esses ensinamentos devem ser compartilhados com os graduandos desde a formação.

Surpresa com o volume das vendas e o alcance da visibilidade da feira, ainda no período matutino, a professora observou que já havia produtos esgotados e outros que estavam sendo produzidos novamente, pela alta demanda: “Não esperávamos o movimento que estamos vendo. Fico feliz por saber que estamos voltando com tudo para que, semestralmente, a gente possa realizar essa feira em áreas diferentes”, comemora.

Sobre a feira itinerante, a professora explica que o colegiado do curso tem a intenção de implementar, a partir do próximo ano, uma feira que passe por todas as áreas para que todos os estudantes da PUC Goiás conheçam a gastronomia e o curso, com a devida divulgação. “É muito importante para os meus alunos ter esse contato de responsabilidade: eles compram insumos, preparam, fazem ficha técnica para ver como vender… São produtos de qualidade, os professores estavam na cozinha ontem produzindo. A gente provava, corrigia e ajudava para viessem produtos de qualidade para o público”, esclarece.

Outro aspecto de suma importância que é desenvolvido nas atividades da feira é trabalhar a precificação dos produtos que serão comercializados: “Tudo que estão vendendo aqui passou pela elaboração de uma ficha técnica. Trabalhamos o marketing também porque empreender também é isso”, pontua Cristiane.

Estudante do 2º período do curso, João Gabriel Artiaga é um dos expositores. Apesar de ter trabalhado com uma produção extensa, ele afirma que o volume de vendas de seu produto o surpreendeu: uma pizza de massa artesanal cujo diferencial é o molho utilizado: “Trata-se de um molho completamente caseiro, com tomates assados, temperado com canela, manjericão e especiarias que dão um sabor diferenciado para a pizza. Muitas pessoas pensam que a pizza é só o recheio, mas a base dela faz muita diferença”, afirma.

Prevista para ter fim às 21h, a feira, na verdade, está condicionada à duração dos estoques, que é limitada.