Fazenda-Escola prepara silagem para alimentar animais no período da seca

A Fazenda-Escola da PUC Goiás está em plena atividade com a colheita de milho, um processo essencial para garantir o suprimento alimentar do gado durante a época de seca em Goiás, a partir do mês de junho. Com o plantio realizado há 120 dias, a fazenda espera colher cerca de 250 toneladas de silagem, que servirão como nutrição vital para os animais.

O professor adjunto da Escola de Ciências Médicas e da Vida, João Daros Malaquias Júnior, destaca a importância desse processo, explicando que após a colheita, o milho é compactado no solo para formar o silo de superfície. Este é coberto com uma lona e permanece armazenado até junho, quando será utilizado como alimento para o gado. Esse método de armazenamento é crucial para garantir a qualidade e a preservação do alimento até o momento do uso.

Além de suprir as necessidades alimentares do gado, a colheita de milho na Fazenda-Escola também serve como um valioso momento de aprendizado para os estudantes dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Veterinária. Desde o planejamento inicial até a fase de colheita e armazenamento, os alunos estão envolvidos em todas as etapas do processo. Essa experiência prática é integrada às disciplinas do currículo, proporcionando aos estudantes uma compreensão mais profunda das práticas agrícolas e pecuárias.

Professor João Daros, na coordenação da colheita do milho na Fazenda-Escola (Foto: Weslley Cruz)

“Quando o professor ministra aulas sobre o plantio, os estudantes acompanham de perto. E quando chega a época de alimentar os animais com a silagem, eles estudam nutrição animal. São atividades essenciais para a formação do estudante, pois unem teoria e prática, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, explica João Daros.

A Fazenda-Escola da PUC Goiás é uma estrutura completa, com áreas dedicadas a diversos tipos de cultivo, desde culturas anuais até olericultura, horticultura, plantas medicinais e ornamentais, além de um pomar de espécies frutíferas. Todas essas áreas são essenciais para as atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, oferecendo aos estudantes um ambiente rico em experiências práticas e aprendizado multidisciplinar.

A colheita de milho na Fazenda-Escola não apenas contribui para a produção agrícola, mas também fortalece o vínculo entre teoria e prática na formação dos futuros profissionais do agronegócio e da pecuária. “Essa integração entre academia e campo é fundamental para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e produtiva, além de preparar os estudantes para os desafios do setor agropecuário no Brasil e no mundo.”