Farmácia e Biomedicina fazem aula inaugural com finalidade filantrópica

A Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), em parceria com a Escola de Direitos, Negócios e Comunicação (EDNC), promoveu, na manhã desta terça-feira, 4, uma aula inaugural junto com a abertura da Campanha da Fraternidade na ECMV, oportunidade em que houve arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos que serão doados ao Assentamento Buenos Aires, localizado em Aparecida de Goiânia.

A representante da comissão da Campanha da Fraternidade da ECMV na PUC Goiás, Vânia Rodrigues, explicou que foi solicitado aos estudantes dos cursos de Farmácia e Biomedicina que trouxessem doações: “A intenção é colocar em prática o tema ‘fraternidade e fome’ da Campanha da Fraternidade 2023 e o pontapé inicial foi hoje, com essa palestra. A nossa intenção é dar continuidade às arrecadações até o final do semestre”, cita.

Ela contou que a escolha do assentamento Buenos Aires, localizado em Aparecida de Goiânia, partiu de um professor do curso de Direito que se sensibilizou com a situação de extrema vulnerabilidade das famílias que lá estão.

Já a diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida, professora Vanusa Usier, destacou que a ECMV, por ser muito complexa e agregar cursos em diversas áreas envolvidas com a saúde, pode contribuir com o atendimento na medicina veterinária, odontologia e outros: “Lá será também um campo de curricularização da nossa extensão”, destacou a professora.

Com o auditório da Área 2 lotado, a palestra que reuniu os alunos foi feita pela egressa do curso de Farmácia, Raine-Clênia Oliveira Castro, farmacêutica e auxiliar de autópsia da Polícia Civil, que hoje é mestranda na UFG. Em sua explanação, Raine-Clênia explicou que as disciplinas dos cursos de Farmácia e Biomedicina são muito próximas daquelas cobradas no concurso da polícia técnico-científica para a área da saúde e que a bagagem adquirida na universidade coloca o candidato muito à frente no preparatório deste concurso, por exemplo.

Sobre a sua atuação como auxiliar de autópsia, Raine-Clênia citou que, em um exame cadavérico, por exemplo, é feita a coleta de material biológico para análise de amostra toxicológica, DNA, residuográfica, entre outras. Tais materiais são encaminhados para laboratórios e peritos criminais, muitos deles farmacêuticos e biomédicos, para avaliação e emissão de laudo.

Prestigiando o evento, o coordenador do curso de Biomedicina, professor Roberpaulo Neves, registrou que é motivante para os estudantes ver egressos voltando para a universidade contando histórias de sucesso profissional.