Fapeg tem novo presidente

O pesquisador Robson Domingos Vieira tomou posse como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A nomeação, por parte do governador Ronaldo Caiado, foi publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 8 de fevereiro de 2019.

A Fapeg atua no fomento às atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Estado, conforme explicitado na Lei n° 15.472, de 12 de dezembro de 2005 – a Lei de Criação da Fapeg. A Fundação possui personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira prevista na lei, e orçamento vinculado à receita líquida do Estado, na proporção de 0,5%, estabelecida na Constituição do Estado de Goiás de 1989, nos arts. 158 e 168.

Dentro do escopo de suas atividades, a Fapeg atua no financiamento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação e​ no incentivo à capacitação de recursos humanos para a ciência e tecnologia, por meio de bolsas em diversos níveis de formação. Trabalha, também, na integração entre o setor empresarial e as instituições de pesquisa e desenvolvimento; no estabelecimento de parcerias com órgãos federais de fomento à pesquisa (CNPq, Finep, Capes, entre outros), parcerias com outras Fundações de Amparo à Pesquisa no Brasil (FAPs) e entidades científicas de todo o mundo. E, ainda, na fixação e consolidação de grupos de pesquisa científica e tecnológica e na indução de programas especiais de pesquisa e inovação, com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Goiás.

De acordo com o presidente da Fapeg, Robson Vieira, a Fundação vem contribuindo para o crescimento da pesquisa realizada em Goiás, que hoje é reconhecida em todo o País e internacionalmente. Segundo ele, a nova gestão deverá ser pautada no crescimento do fomento à pesquisa aplicada e voltada à inovação e na continuidade de ações. “Vamos trabalhar para honrar os compromissos assumidos, colocar os pagamentos em dia e fazer avançar especialmente a questão da pesquisa aplicada e da inovação. Teremos um olhar especial para a ciência que gera conhecimento, riqueza e desenvolvimento para nosso Estado”, ressalta.

(Informações da Assessoria de Comunicação Social da Fapeg)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.