Famílias aproveitam sábado no Memorial

A tarde deste sábado, 26, último dia da Jornada da Cidadania da PUC Goiás, foi de programa em família no Memorial do Cerrado, um dos espaços da universidade no Campus II que recebe o evento comunitário.

Em três dias, a universidade, a Arquidiocese de Goiânia, além de parceiros públicos e provados, realizaram atividades e atendimento à população de Goiânia e na Região Metropolitana.

Morador do Parque Atheneu, bairro próximo ao Câmpus II, o designer Stefano Pedro, 31 anos, trouxe a esposa, a artesã Patrícia Alves, 38, e os filhos Ana Luiza, 10, João Pedro, 9, e Maria Valentina, de 1 ano e cinco meses, para conhecer o museu do Memorial do Cerrado. “Somos vizinhos, então, a gente vem todo ano para Jornada”, comenta Stefano, ressaltando que quis trazer as crianças ao Memorial para ensinar a eles a importância do Cerrado.

O último dia da Jornada também foi dia do garçom Taffaréu Silva, 20, matar a saudade das visitas ao Memorial que costuma fazer a alguns anos, quando era jovem aprendiz em uma entidade. “Foi muito bom relembrar porque era muito bom passear aqui”, afirmou, acompanhado da mãe, a telefonista Raquel Lima, 48. Ele a convidou para a Jornada depois de conhecer o evento por meio de um panfleto informativo.

Pela primeira vez, Raquel participou da Jornada da Cidadania e ficou encantada com o lago do Memorial do Cerrado. “Lembrou muito a minha infância, que foi na roça, com muitos laguinhos”, contou ela, que aprovou a s comidas típicas do Memorial. “Agora, vou ao Museu”, anunciou.

A dona de casa Maria Aparecida Pereira Araújo, 38, também aproveitou a folga do sábado para trazer os filhos, Ana Clara, 14, e João Henrique, 9, além da sobrinha Isabella, 3, ao Memorial. “É um espaço com muita sombra e muito verde”, elogiou, ao logo do filho, que se encantou com o lago. “É muito bonito,” disse.

Programação

Realizada de 24 a 26 de maio, a Jornada da Cidadania serviços e atividades gratuitos no Câmpus II da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a PUC Goiás e seus parceiros receberam o público e mobilizam nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários.

Histórico

Criada em 2005, como Semana de Cultura e Cidadania, as 12 primeiras edições de evento ocorreram na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário. O formato foi ampliado e, em 2013, foi realizada a 1ª Jornada da Cidadania. A partir de 2015, em sua segunda edição, a ação comunitária passou a ser realizada do Câmpus II, no Jardim Mariliza.