Exposição sobre Confaloni recebe visitantes até março

A exposição Centenário Confaloni, com parte do acervo do artista e religioso italiano considerado um divisor de águas na história das artes em Goiás, está aberta ao público até o dia 30 de março, na Galeria PUC, na Área 3. A visitação ocorre das 9h às 12 horas e das 15h às 20 horas, de segunda a sexta-feira. O espaço receberá escolas do município com visitas agendadas e será oferecida oficina gratuita de Arte e Educação. Estão expostas 51 pinturas a óleo e 20 reproduções de desenho. A mostra foi aberta no último mês. Em janeiro, uma missa também lembrou o centenário de nascimento do artista.

A exposição foi organizada pelo diretor da Escola de Artes e Arquitetura da instituição, prof. Marcelo Granato. A curadoria é da profa. Nancy de Melo Pereira, e da aluna de Design, Tainá Guimarães Coelho. Entre as obras, a docente cita um conjunto de madonas, no final do percurso da exposição, que traduzem a relevância das artes de Confaloni. “Houve uma influência estética no trabalho de alguns alunos e vemos, nesta exposição, o desenvolvimento do conjunto da obra. Vai ter um significado histórico tanto tempo depois”, explica a curadora.

Histórias cruzadas
Confaloni veio da Europa para Goiás na década de 1950, quando já era um artista e trouxe uma nova fronteira para as artes plásticas. Ainda na mesma década, ajudou a fundar a Escola de Belas Artes de Goiás, que depois se tornou parte da Universidade de Goiás, hoje PUC Goiás. Os desenhos, além da inspiração religiosa, trouxeram novos conceitos para a representação artística no Estado.

Para o reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, a exposição reconhece e homenageia as origens da instituição, que contou com a participação do frei. “Ao celebrarmos o centenário de nascimento e os 40 anos de falecimento, a universidade, com essa exposição, com a participação no Museu Confaloni (que será instalado na cidade de Goiás) e também na exposição internacional, ela, de alguma maneira se revisita em suas origens. Ela se reconhece. Confaloni é uma das expressões de suas origens. Então a universidade, ao revisitar Confaloni, revisita a si própria.”

Parceria
A exposição Centenário Confaloni faz parte de uma parceria entre a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), mantenedora da PUC Goiás, e a Ordem dos Pregadores (Frades Dominicanos), que são responsáveis pela conservação e exposição pública do acervo atual. Na sequência, o mesmo integrará o museu permanente da obra do frei, na Casa Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Goiás, que terá projeto conjunto das duas instituições.