Exposição na PUC integra programação da Semana de Museus

De 15 a 20 de maio, a PUC Goiás integra a programação da 15ª Semana de Museus junto a museus e instituições de todo o País. Evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, a programação traz o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. A temporada movimenta mais de 450 cidades com exposições, palestras, mesas-redondas, visitas mediadas, shows e uma série de atividades especiais.

Na PUC Goiás, a abertura oficial foi realizada na manhã desta segunda-feira, 15, no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC) com a exposição O dito e o não dito na história de Goiás nos séculos XIX e XX: cotidianos e sociabilidades, que traz utensílios e objetos do cotidiano que remontam à história do estado.

Na abertura, o diretor do IPEHBC, Eduardo José Reinato, foi acompanhado do professor Lorenzo Lago, chefe de gabinete e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Milca Severino, para apresentar a novidade à comunidade universitária. A professora Milca Severino elogiou a construção da exposição e convidou a comunidade universitária para aproveitar todo o conhecimento exposto no local. “Para nossos estudantes e pesquisadores é um locos importantes, onde põem agregar informações e conhecimentos sobre museu ao seu trabalho e aos seus objetivos” explicou ela.

Coordenador da programação na PUC Goiás, o professor Eduardo José Reinato explicou a importância de mostrar ao público como objetos triviais, como uma boneca, podem também serem guardiões de memórias e histórias. “A exposição traz essa dialética entre aquilo que é falado e o que não é falado em uma exposição em um museu, não só naquilo que está exposto, mas também naquilo que permite a interpretação por parte do público”, afirmou ele.

A exposição ficará aberta à comunidade em maio e junho. Já no dia 17, a partir das 8 horas, será ministrada a oficina Noções de Paleografia e Diplomática em documentos particulares dos séculos XVIII ao XX, no IPEHBC. No Museu PUC, a programação começa no dia 17, às 18 horas, com a oficina Imagens como possibilidades de análises em performances culturais – narrativas ditas e não ditas, visíveis e não visíveis. No dia 19, a partir das 19 horas, ocorre a performance O dito e o não dito na história de Júlia Pastrana.

Fotos: Weslley Cruz