Exposição inédita sobre Attilio Corrêa é aberta na Galeria PUC

Foi aberta oficialmente ontem, 7, na Galeria PUC a exposição Revelando a Goiânia de Attilio, sobre a vida e trajetória do arquiteto urbanista e paisagista Attilio Corrêa Lima.

Disponível até o dia 30 deste mês na galeria, localizada na Área 3, Setor Leste Universitário, a mostra é resultado de mais de uma década de investigações da arquiteta, professora e pesquisadora Anamaria Diniz, que assina a produção e direção do projeto.

Urbanista que idealizou Goiânia na década de 1930, Attilio é nome conhecido na história da cidade por assinar, também, o primeiro plano diretor da atual capital de Goiás. A professora que dirije a exposição é também autora da série de livros O itinerário pioneiro do urbanista Attilio Corrêa Lima (Paco Editorial, 2017), que resulta de sua dissertação de mestrado e tese de doutorado. “A exposição que se concretiza aqui hoje foi pensada há quase uma década, quando, na minha dissertação, me deparei com esse tesouro que pude compartilhar agora”, revelou ela, ao falar do acervo.

A professora também lembrou pontos identitários em comum com Attilio. “Ele era um estrangeiro em Goiânia e, muitas vezes, também me sinto uma. Mas me sinto a goianiense mais apaixonada por essa cidade”, afirmou.

Representando a Reitoria, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa Milca Severino destacou a importância da pesquisa e elogiou Anamaria por sua trajetória para o incentivo à pesquisa no curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Artes e Arquitetura. “É uma importante exposição, que fala sozinha, feita de anos de pesquisa. É um momento de júbilo para a PUC Goiás”, disse.

Conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), que patrocina a exposição por meio de edital de incentivo, a professora Maria Ester de Souza parabenizou o resultado e incentivou a visitação por todos que possam se interessar pela história da capital goiana. “É um material muito inédito, um presente enorme para Goiânia”.

A exposição

Revelando a Goiânia de Attilio segue aberta a visitações até o dia 30 de novembro, das 8h às 13 horas e das 16h às 19 horas, na Galeria PUC [Área 3 da PUC Goiás, com entrada pela Praça Universitária].

A exposição reúne, fotos, plantas, textos, e outros registros históricos e biográficos de Attilio Corrêa Lima. A entrada é gratuita.

Com patrocíno do CAU/GO, a mostra é uma realização do estúdio Anamaria Diniz, do Instito Artecidadania Px Silveira e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos da Cidade (Nipec), com o apoio da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás (UFG). Após o encerramento da exposição, o acervo será cedido à Associação de Professores da PUC Goiás (APUC).

Fotos: Ana Paula Abrão