Exposição Espiritualidade Poética é aberta para visitação pública

A Exposição Espiritualidade Poética, inaugurada na noite da última quarta-feira, 15, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) compõe um ciclo de atividades artísticas e culturais do XI Congresso Internacional de Ciências da Religião, que discutirá o tema Religião, Arte e Cultura: multiplicidades convergentes de 18 a 20 de abril com palestras, em sua maioria, remotas, e presenciais.

Realizada em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), a Exposição tem curadoria do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC, prof. Marcelo Gabriel de Freitas Veloso e do artista plástico Pedro Galvão e ficará aberta para visitação pública até o dia 20 de abril, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

De acordo com o docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, prof. José Reinaldo, a exposição reúne obras de mais de 40 artistas plásticos, que incluem pinturas, esculturas e uma instalação, além de uma mostra de acervos do IPEHBC, alusiva aos séculos XVIII e XIX.

“A arte para nós não é só um adereço, algo exteriormente anexado, mas é parte da reflexão científica, filosófica, teológica e, em nível de Ciências da Religião, aborda o fenômeno religioso, a partir dessas diferentes possibilidades”, refletiu.

De acordo com o curador, prof. Marcelo, a proposta é agregar tudo aquilo que os artistas entendem na perspectiva da espiritualidade, cultura e arte, que são o mote do Congresso. Com estilos artísticos que vão do naturalismo ao abstracionismo, a Exposição engloba todas as possibilidades como formas de expressão artística de cada particularidade estética.

“A curadoria tentou dialogar com as diversas formas de espiritualidade possíveis, tendo a arte como mecanismo ou forma intermediária entre o preceptor e o artista”, explicou o curador.

A perspectiva dos artistas

Pedro Galvão, que também é presidente da AGAV, explicou que a Exposição é uma oportunidade para os artistas divulgarem trabalhos que estavam esquecidos dentro dos ateliês.

“A inspiração é uma espiritualidade, então na curadoria consideramos isso, o trabalho autoral de cada um. Temos algumas pinturas feitas há mais de 10 anos, que há muito tempo o próprio artista não via, então é um resgate do trabalho”, pontuou.

Uma das expositoras, a artista plástica Alessandra Teles, traz a paixão pela arte codificada no próprio DNA e vê no seu trabalho uma forma de fazer uma relação entre as telas que pinta e a poesia de um dos maiores ícones da literatura goiana, José Mendonça Teles, que já foi homenageado pela PUC com o título de doutor honoris causa.

Emocionada, a filha do escritor mostrou uma das telas que levou para a exposição: ela pintou a casa do pai, situada na Rua 24, no Centro, onde funciona atualmente seu ateliê.

“É uma homenagem que faço ao meu pai, escritor goiano apaixonado por Goiás, que escrevia sobre o estado e nossas tradições. Depois que ele partiu, surgiu a ideia de linkar a minha arte com a poesia dele e isso é uma forma de mostrar às novas gerações quem foi  José Mendonça Teles”, destacou.

E meio às telas, uma Frida Khalo de cor cinza ganha destaque pela forma nada convencional como foi pintada. De autoria de Cida Felipe, a artista quis fazer uma alusão à vida sofrida e reclusa (acamada) da artista mexicana, que é uma inspiração mundial atemporal. No fundo, utilizou material reciclado e tinta dourada caseira, produzida com pigmentos e aditivos.

Em outra tela, ela instiga a reflexão da arte como expressão da alma: “fiz em óleo um anjo, cuja metade é noite e a outra, luz. Um coração em volta dele, composto por estrelas, revela uma áurea em formato de coração”, descreveu.

(Fotos: Ana Paula Abrão)

 

Serviço

Tema: Exposição Espiritualidade Poética

Período: até 20 de abril, de segunda a sexta-feira, nos três turnos

Entrada gratuita

Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), Área 6, Setor Leste Universitário

Organização: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás e Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV)

 

 

 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.