Expectativa de medalhas e aprendizado marca JUBs 2017

Com a expectativa de alcançar vitórias e fortalecer o aprendizado dos estudantes, a PUC Goiás iniciou na noite desta quinta-feira, 19, sua trajetória no 65º Jogos Universitários  Brasileiros (JUBs). Maior competição do tipo na América Latina, o evento é sediado em Goiânia até o dia 29 de outubro. A cerimônia de abertura reuniu atletas, técnicos e autoridades no Ginásio Rio Vermelho, no Centro da capital.

Na delegação da PUC Goiás, ao todo, são 25 atletas divididos em seis modalidades individuais – atletismo, natação, tênis, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia – e uma modalidade coletiva, o handebol.

Três professores são responsáveis pela preparação dos alunos: o assessor de esportes da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), o prof. Paulo Prudente, técnico da equipe de atletismo; a profa. Sônia de Jesus, do vôlei de praia; e o prof. Thales Nasser, do handebol.

Segundo Prudente, a expectativa é de alcançar bons resultados na competição. “Temos dois atletas que são campeões das provas em que disputam”, informa, referindo-se ao velocista Marco Aurélio, que dos 100 e 200 metros e a saltadora em distância Gabriela Ribeiro.

Para a participação no JUBs, os atletas precisam passar pela etapa estadual da competição. O assessor de Esportes vê os Jogos Universitários da PUC Goiás, realizados durante a Jornada da Cidadania, fundamentais para o incentivo ao empenho nessas competições. “Os Jogos têm motivado os alunos a manterem seus treinamentos e ajudam a identificar novos atletas que representam a instituição e o Estado de Goiás”, explica.

Além de medalhas, para o assessor do Proex, o engajamento no ambiente esportivo traz aprendizados para a vida. “Integração e respeito são valores que fazem parte da formação integral e não só técnica”, frisa.

A coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, Tatiana Linhares, também ressaltou o papel dos Jogos Universitários da instituição para a formação de novos atletas. “Estamos crescendo a cada que ano que passa”, refletiu.

Abertura

Entradas das bandeiras dos 26 estados e do Distrito Federal e apresentação de mascotes da competição marcaram a abertura.  Autoridades políticas e desportivas locais se juntarão aos representantes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para dar boas-vindas aos atletas e à população.

A tradicional pira olímpica foi acesa pelo atleta Eduardo Felter, da PUC Goiás, abrindo os jogos oficialmente.  Aos 21 anos, ele acumula bons resultados em competições internacionais. Nos dois últimos anos, esteve nos Jogos Universitários Sul-americanos e alcançou o quarto e o quinto lugar na competição de simples e foi vice-campeão em duplas.

“É diferente competir em casa, já conheço clube onde serão os jogos de tênis, estou mais adaptado e com a torcida a favor”, pondera o atleta, que participa pela terceira vez do JUBs e concilia a quadra com o curso de Direito da PUC Goiás.

Caloura no JUBs e na PUC Goiás, a mesatenista Letícia Bragança, 18, aguardava ansiosa a abertura da disputa. Há três anos na modalidade, ela soube dos jogos por meio de amiga e espera obter bons resultados. “Estou gostando dessa interação”, disse, referindo-se à movimentação que tomava conta do local, pouco antes da cerimônia.

O presidente CBDU, Luciano Cabral, a abertura dos jogos marca a integração das delegações com a população, despertando o espírito esportivo pela capital goiana. “Estaremos todos juntos confraternizando nesta grande festa. Será um grande início para este que será o maior JUBs da história”, comemorou.

Agenda

A competição será realizada em praças esportivas de Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia. Serão cerca de 5 mil competidores em 20 modalidades disputadas, de 19 a 29 de outubro. As competições da 1ª fase, que contará com as modalidades individuais mais basquete 3×3 e vôlei de praia, começam nesta sexta-feira, 20, a partir das 8 horas.

Os Jogos

Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal, somando mais de cinco mil participantes entre dirigentes, comissões técnicas e alunos-atletas.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3×3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos (Fifa e League of Legends) e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

(Com informação da assessoria de imprensa do JUBs)

Fotos: Wagmar Alves