Eventos discutem meio ambiente a partir da gestão e da espiritualidade

A PUC Goiás abriu nesta terça-feira, 25, a segunda edição do Ciclo de Palestra e a nona edição do Encontro dos Acadêmicos de Ciências Contábeis (Enacon), durante palestra do professor Roberto Malheiros sobre Biomas Brasileiros: cultivar e guardar a criação. Na Área 1, alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Ciências Aeronáuticas participaram da programação que resgata a temática da Casa Comum, da Campanha da Fraternidade de 2016, e a Encíclica Laudato Si’, do papa Francisco, sobre os compromissos com o planeta.
Diretor da Escola, professor Irineu Gomes recebeu convidados e alunos para a abertura das programações, que seguem até o dia 27, com o encerramento do Enacon. Ele reforçou a transversalidade do tema ambiental e a importância desta discussão para a formação dos futuros gestores e profissionais da área. “Nossa proposta é de formação integral e acreditamos que a degradação do meio ambiente é um dos maiores problemas da humanidade e que exige uma conexão imediata do homem com o universo e com a fé”, afirma ele.
Na palestra, o professor Roberto Malheiros, que hoje se dedica ao Instituto do Trópico Subúmido, reafirmou os apelos do papa Francisco e a importância do homem, a partir da teoria do criacionismo, que mostra o ser humano como guardião dos recursos naturais. Ele enfocou para o público a diversidade dos biomas brasileiros e a importância em respeitar os limites da natureza. “É preciso pensar a administração dos recursos naturais a partir da sua própria renovação e dinâmicas, sem aumentar o desequilíbrio das nossas intervenções”.
A programação continua com apresentação de cases e palestras voltadas para espiritualidade. Na noite desta terça-feira, 25, às 19 horas, será apresentado o exemplo de Luciene Vitória Lima, da Polpa Mix da Lu. Amanhã, professora Helenisa Neto, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, fala sobre Liderança segundo os princípios dos monges beneditinos, às 9 horas, e a professora Isabel de Oliveira para sobre Consciência e espiritualidade: o xamanismo como um caminho. No último dia, o professor Nelo Ouré fala sobre A nova lei da terceirização. Programação será concentrada no Auditório da Área 1.
Já no Enacon, nesta quarta-feira, 26, a palestra será sobre Cadastro ambiental rural, com Elmer Dihl Oliveira, e às 19 horas, Imposto Territorial Rural, com Elmon de Oliveira. No dia 27, o público irá conferir às 9 horas, a palestra Tecnologia e o futuro da contabilidade com Valdizar Freitas, e às 19 horas, As novas alterações da contabilidade governamental, com Roberto Coutinho, no Auditório da Área 4.
O evento é coordenado pela professora Luçany Silva Bueno. Para ela, a temática é indispensável para a formação dos gestores do futuro. “Nenhuma gestão vai ser eficiente ou vai alcançar excelência se ela não cuidar do ambiente e da sustentabilidade. O trabalho começa pela própria casa, esse cuidado com o planeta terra”.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.