Evento reúne resultados de pesquisadores no enfrentamento da Covid-19

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realiza nos próximos dias 8 e 9, das 8h30 às 12 horas, o evento A ciência no enfrentamento à Covid-19 em Goiás: resultados de pesquisas, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e ao Dia do Pesquisador Científico (8 de julho). O evento faz parte das ações em comemoração aos 15 anos da Fundação e será transmitido aqui.

A proposta é dar visibilidade aos 14 trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores que puderam contribuir para o enfrentamento e redução dos impactos da pandemia de Covid-19 em Goiás, entre eles professores da PUC Goiás. Das 14 pesquisas, 13 foram selecionadas pela chamada emergencial lançada pela Fapeg e uma foi fruto de replanejamento, para responder às demandas da pandemia.

Os pesquisadores coordenadores dos trabalhos, ou seus representantes, apresentarão para a sociedade os objetivos e os resultados alcançados pelas pesquisas em resposta aos desafios que surgiram no dia a dia da pandemia. Eles vão falar, ainda, sobre o apoio financeiro que receberam para a execução dos trabalhos.

A professora Mariana Telles, coordenadora do curso de Biologia da PUC Goiás, irá apresentar os resultados da pesquisa Mapeamento das Variações Genéticas da Covid-19 em Goiás, nesta quinta-feira, 8. Já a professora Aracy Pfrimer irá apresentar os resultados da pesquisa Avaliação da infecção de células de indivíduos de diferentes faixas etárias com ou sem comorbidades pela SARS-COV2 e a produção de anticorpos, na sexta-feira, 9.

As pesquisas receberam investimento total de cerca de R$ 1,2 milhão. A convocação foi aberta entre os dias 6 e 19 de abril e contou com 72 projetos submetidos por meio de formulários. As propostas foram avaliadas inicialmente por um comitê científico instituído pela Fapeg que considerou os critérios de inovação, parcerias propostas, alcance da pesquisa e mérito científico. Em um segundo momento, os projetos recomendados pelo comitê científico foram validados pela Secretaria Estadual da Saúde para que fossem selecionados aqueles que atendessem às necessidades de Goiás. Por fim, os projetos aprovados passaram por um processo de adequação orçamentária para ajustarem ao orçamento destinado à convocação.

( Com informações da Assessoria de Comunicação da FAPEG)