Evento resgata memória e cultura goiana

Em comemoração ao Dia do Folclore, o Instituto do Trópico Subumido (ITS) realiza hoje, 23, uma série de atividades culturais e gastronômicas no Memorial do Cerrado. Durante a manhã, quatro escolas – duas municipais e duas estaduais – conferiram apresentações culturais de catira, declamação de poemas, capoeira e folia de reis que foram seguidas de um café da manhã típico oferecido na cidade cenográfica. Outra novidade foi a gravação do programa Frutos da Terra, de Hamilton Carneiro, direto do câmpus 2.
De acordo com o diretor do ITS, José Rubens Pereira, o Memorial do Cerrado tem como finalidade máxima o estudo científico e o resgate da cultura goiana. Ele agradeceu à universidade pelo apoio dado aos projetos e atividades realizadas no espaço e reforçou que o Instituto continuará servindo à comunidade como local de aprendizado e valorização das expressões culturais populares.
Em sua fala, o reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado ressaltou a necessidade de construir uma universidade que se preocupa com pesquisa, ensino e resgate da memória cultural. “Muitas vezes conhecemos mais os frutos dos outros (em referência à homogeneização da cultura) e assim acabamos perdendo nossas raízes, nossa identidade”, disse o reitor para uma plateia de estudantes secundaristas.
Assistindo às apresentações, o estudante do 2º ano do Colégio Estadual Parque dos Buritis, Gabriel Araújo, afirma que é importante resgatar as tradições, pois esta é uma maneira de “melhorar a autoestima do brasileiro e mostrar as danças e histórias que muitos não conhecem”.
Convidado a refletir sobre o Dia do Folclore, o escritor Bariani Ortêncio apresentou a etimologia da palavra e falou da importância de se educar as novas gerações em relação à cultura local. “O folclore é tão importante no ensino fundamental quanto português e matemática”, afirmou ele que complementou dizendo que o estudo da arte e cultura popular pode transformar vidas e ensinar os mais jovens a respeitarem sua própria história e o próximo.
O professor da PUC Goiás, Roberto Malheiros, também falou sobre o projeto do Memorial do Cerrado enquanto espaço científico e resgate biológico, humano e geográfico de Goiás. “Este é um espaço muito especial para todos nós. Um espaço construído pela PUC Goiás que valoriza a cultura e contribui para a educação do nosso povo”, afirmou ele que acompanhou o desenvolvimento do espaço desde o início.
As atividades de dança, culinária local e oficinas sobre o folclore brasileiro continuam no período vespertino.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.