Evento internacional reúne pesquisadores em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás abre nesta segunda-feira (27) o Simpósio Internacional Ensino Desenvolvimental e Didáticas Específicas. O evento vai até quarta (29) e faz parte da linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, cujo foco é a contribuição da teoria histórico-cultural e do ensino. A programação ocorre as 08h às 22 horas, no Auditório da Área 4 (dias 27 e 28) e no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (dia 29), no Setor Leste Universitário.

A abertura do simpósio será hoje, às 09 horas, com a conferência O Sistema Elkonin-Davidov: contribuição para a organização de conteúdos e métodos no Ensino Fundamental. A profa. dra. Galina Zuckerman, do Instituto de Psicologia da Academia Russa de Educação, abordará o assunto. Além dela, outros dois pesquisadores russos participam do simpósio: o prof. Sergey Gorbov e a profa. Elena Chudinova.

Galina é uma das atuais pesquisadoras internacionais em Ensino Desenvolvimental. Já Elena se dedica ao ensino de ciências e Gorbov é pesquisador do ensino de matemática. Os três membros da Academia Russa de Educação e integrantes do Grupo de Pesquisa liderado por Davídov nos anos 1980, que estudou questões de conteúdos e metodologias das disciplinas para o Ensino Fundamental.

Formação de professores

Coordenador do evento, o prof. José Carlos Libâneo, explica que o objetivo é debater as interfaces entre o Ensino Desenvolvimental e as Didáticas Específicas para o Ensino Fundamental. O debate será ancorado nos estudos do pesquisador russo Davídov, com base no trabalho de Vigotski. “Pesquisadores russos e brasileiros vão discutir o ensino das disciplinas de inglês, português, matemática e ciências, a partir da teoria do desenvolvimento humano”, detalha.

Segundo Libâneo, o simpósio visa contribuir para a discussão nacional sobre a Base Comum Curricular e para o debate sobre a os problemas enfrentados pelo Ensino Fundamental no Brasil. “Também queremos subsidiar as iniciativas da PUC Goiás para o fortalecimento da formação de professores”, frisa.

São esperados professores e estudantes de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação de Goiás, professores licenciaturas em Pedagogia, Matemática, Química, Física, Biologia, Letras, além de professores das redes públicas e privadas de ensino e estudantes de cursos de licenciatura. O evento é realizado por meio de parceria entre a PUC Goiás, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Federal de Goiás (UFG).